A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O ENGAJAMENTO DO APRENDIZ EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p090-108

Resumen

A comunicação é um processo social que envolve a troca de informações, ideias e sentimentos, e sendo assim, é uma das ferramentas mais importantes para o engajamento do aprendiz em situações de aprendizagem organizacional. O estudo objetiva explorar achados em trabalhos bibliográficos sobre a contribuição da comunicação para o engajamento do aprendiz e para fomento à cultura de aprendizagem. Esta pesquisa de abordagem qualitativa, método exploratório e levantamento bibliográfico por meio de um levantamento na plataforma de busca Google Acadêmico, utilizando os descritores: "aprendizagem organizacional" e "comunicação”. Por fim, conclui-se que independentemente do tamanho da organização, existem meios mais simples e mais robustos para estabelecer uma comunicação organizacional adequada e assertiva. Verifica-se a importância do engajamento e do papel do líder para o estabelecimento de uma cultura de aprendizagem organizacional e o quanto faz-se necessário investir em diferentes recursos metodológicos e experiências de aprendizagem para o engajamento do aprendiz. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sâmia Cristiane Ciliato, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana, Especialista em Gestão de Pessoas e Psicóloga.

Valeria Iensen Bortoluzzi, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Letras. Professora do Curso de Letras e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Comunicação. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana - UFN

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

Ciliato, S. C., Bortoluzzi, V. I., & Ghisleni, T. S. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O ENGAJAMENTO DO APRENDIZ EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(03), 090–108. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p090-108