ENSINO DE GRAMÁTICA(S) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUESTÕES E DEBATES

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DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p003-013

Resumen

Este texto aborda a polissemia do termo gramática, ainda muito associado a um conjunto de regras do bem falar e do bem escrever, e indica os caminhos tomados pela linguística estrutural, mais precisamente da sociolinguística e da teoria gerativa, para contribuir com o ensino de gramática(s) na escola de educação básica. Menciona a necessidade de um ensino descritivo e produtivo de gramática na escola básica e descreve o crescente interesse dos pesquisadores em linguística formal em contribuir com a criação e a adoção de novas práticas e pedagogias no ensino de gramática(s). Por fim, apresenta as principais ideias dos artigos da coletânea Ensino de gramática(s): contribuições da teoria gerativa e da sociolinguística para o debate em tela.

Palavras-chave: Gramática. Ensino de gramática(s). Escola de educação básica.

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Publicado

2021-11-08

Cómo citar

Borges, H., & Chaves, R. G. (2021). ENSINO DE GRAMÁTICA(S) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUESTÕES E DEBATES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 15(1), 003–013. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p003-013

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