ESTRATÉGIAS METAFICCIONAIS EM DOIS CONTOS DE EDGAR ALLAN POE: A RELAÇÃO ENTRE O LEITOR, O “RETRATO”, E A “CASA”

Autores

  • Leonardo Parisi King's College London
  • Genilda Azerêdo UFPB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p161-179

Palavras-chave:

Metaficção, contos, Edgar Allan Poe.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a presença de recursos metaficcionais em dois contos de Edgar Allan Poe: O Retrato Ovalado e A Queda da Casa de Usher. Estas narrativas apresentam diferentes formas de representação de recursos metaficcionais, permitindo uma ampla visão de como tais recursos podem ser desenvolvidos na literatura. A autorreflexão e a autoconsciência, como técnicas exploradas em obras metaficcionais, apresentam uma instigante maneira de se ler literatura, na qual a participação do leitor é peça fundamental. Um crescente número de romances que se utilizam dessas técnicas metaficcionais surgiu no século XX, como parte do movimento pós-modernista, assim como uma sistematização teórica sobre o tema e suas influências na literatura. Contudo, o uso da metaficção pode ser encontrado em narrativas bem mais antigas, como em muitos trabalhos de grandes escritores, como Cervantes, Machado de Assis, e Edgar Allan Poe, sendo os dois últimos importantes nomes da literatura do século XIX. 

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Biografia do Autor

Leonardo Parisi, King's College London

Mestre em English Language Teaching and Applied Linguistics na King's College London

Graduado em Letras - Inglês na UFPB

Genilda Azerêdo, UFPB

Doutora na Universidade Federal da Paraíba. Departamento Letras Estrangeiras Modernas.

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Publicado

26-04-2016

Edição

Seção

Artigos