ESTRATÉGIAS METAFICCIONAIS EM DOIS CONTOS DE EDGAR ALLAN POE: A RELAÇÃO ENTRE O LEITOR, O “RETRATO”, E A “CASA”

Autores

  • Leonardo Parisi King's College London
  • Genilda Azerêdo UFPB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p161-179

Palavras-chave:

Metaficção, contos, Edgar Allan Poe.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a presença de recursos metaficcionais em dois contos de Edgar Allan Poe: O Retrato Ovalado e A Queda da Casa de Usher. Estas narrativas apresentam diferentes formas de representação de recursos metaficcionais, permitindo uma ampla visão de como tais recursos podem ser desenvolvidos na literatura. A autorreflexão e a autoconsciência, como técnicas exploradas em obras metaficcionais, apresentam uma instigante maneira de se ler literatura, na qual a participação do leitor é peça fundamental. Um crescente número de romances que se utilizam dessas técnicas metaficcionais surgiu no século XX, como parte do movimento pós-modernista, assim como uma sistematização teórica sobre o tema e suas influências na literatura. Contudo, o uso da metaficção pode ser encontrado em narrativas bem mais antigas, como em muitos trabalhos de grandes escritores, como Cervantes, Machado de Assis, e Edgar Allan Poe, sendo os dois últimos importantes nomes da literatura do século XIX. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Parisi, King's College London

Mestre em English Language Teaching and Applied Linguistics na King's College London

Graduado em Letras - Inglês na UFPB

Genilda Azerêdo, UFPB

Doutora na Universidade Federal da Paraíba. Departamento Letras Estrangeiras Modernas.

Downloads

Publicado

26-04-2016

Como Citar

Parisi, L., & Azerêdo, G. (2016). ESTRATÉGIAS METAFICCIONAIS EM DOIS CONTOS DE EDGAR ALLAN POE: A RELAÇÃO ENTRE O LEITOR, O “RETRATO”, E A “CASA”. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 10(1), 161–179. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p161-179

Edição

Seção

Artigos