DO PALCO À PÁGINA, O GRANDE CIRCO DO MUNDO

Autores

  • Deisily de Quadros FARESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p286-301

Palavras-chave:

O grande circo místico. Jorge de Lima. Balé Teatro Guaíra. Estética da Recepção. Literatura Brasileira.

Resumo

Poema da fase espiritualista de Jorge de Lima, “O Grande Circo Místico“ está presente no livro A túnica inconsútil. O poema é entremeado de elementos espirituais, na tentativa de estabelecer a ligação do humano com a existência total. Esse texto poético originou duas interpretações – uma em 1983 e outra em 2002 – que foram adaptadas pelo Balé Teatro Guaíra para a linguagem da dança. Tomando, portanto, o poema e as gravações dos espetáculos homônimos, o presente artigo tem como objetivo analisar as transformações ocorridas na passagem do texto poético para o texto cênico, averiguando a manutenção ou a transformação dos componentes poético-literários. A recepção do poema e dos espetáculos será analisada à luz da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, e da Sociologia da Leitura de Roger Chartier, averiguando como se dá o diálogo entre as diferentes linguagens – poema, dança, música.

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Biografia do Autor

Deisily de Quadros, FARESC

Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Colégio Nossa Senhora Medianeira e das Faculdades Santa Cruz (FARESC).

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Publicado

01-03-2012

Como Citar

Quadros, D. de. (2012). DO PALCO À PÁGINA, O GRANDE CIRCO DO MUNDO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 4(3), 286–301. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p286-301

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