MULHER, CORPO, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES DAS CAMPEÃS DO TIKTOK
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p134-154Resumo
Este artigo é fruto de pesquisa que investigou as representações femininas das mulheres mais seguidas e de maior engajamento no TikTok Brasil e internacionalmente. Para analisar 50 posts, sendo 5 de cada uma das cinco mulheres mais seguidas no Brasil e cinco de cada uma das cinco campeãs internacionais de engajamento, usamos as técnicas descritas por Nassauer e Legewie (2021). Analisamos os cenários, figurinos, dizeres, exposição de corpos e sensualização das mensagens e imagens. Como resultados, encontramos a exposição sexualizada e sensualizada de corpos femininos como estratégias de obtenção de maior audiência e, por consequência, maior capital social e monetário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.