AMAZÔNIAS FIGURADAS: INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSO EM PINTURAS DE RITA LOUREIRO
Resumo
Este artigo tem como foco a análise de duas pinturas da artista Rita Loureiro: A Bela Iriqui e Ci, a Mãe do Mato. As pinturas em questão foram produzidas como ilustrações da obra Macunaíma de Mário de Andrade. Tem como objetivos analisar as pinturas e investigar como a intertextualidade e o interdiscurso se relacionam nessas pinturas com a obra Macunaíma. Para isso, parte da escolha teórica que denomina essas pinturas como textos, representações e figurações, compreendendo que não são duplos de um real, mas que produzem um real. Como metodologia, parte de uma discussão teórica da pintura como texto, representação e figuração, buscando elementos que materializam a intertextualidade e o interdiscurso. Como resultados das análises, verificou que essas pinturas apresentam diversos elementos constitutivos em comum: tema, personagens, espaços. Entretanto, produzem interdiscursos com visões de mundo divergentes.
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