GÊNERO MULTIMODAL MEME: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • CLEMILDA DAMIÃO FREITAS Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil
  • Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Resumo

Partindo do pressuposto de que através dos gêneros discursivos o estudante é capaz de desenvolver a competência leitora, discutimos nessa pesquisa o gênero multimodal meme por ser contemporâneo e consequentemente mais acessível à comunidade jovem. Os estudos foram realizados na perspectiva da teoria histórico-cultural de Vygotsky (1996, 1998; 2000, 2007, 2008, 2001), tendo como foco a mediação para a construção de uma aprendizagem interativa e colaborativa, a partir dos conceitos espontâneos, científicos e de zona de desenvolvimento proximal. Consultamos também os teóricos renomados no gênero discursivo como Bakhtin (1992, 2003, 2006) e sobre a multimodalidade recorremos aos pesquisadores Dionísio (2011); Lara (2017, 2020); Knobel (2007, 2018); para abordar os multiletramentos nos direcionamos à Rojo (2012). A abordagem metodológica desta pesquisa apoia-se na metodologia qualitativa, com referência ao método de investigação, nos debruçamos na pesquisa bibliográfica. Sendo assim, este artigo define por objetivo, discutir o gênero multimodal Meme a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Os resultados do estudo apontam para a importância que a mediação, a interação e a colaboração, sob a à luz da teoria vygotskyana, desempenham no desenvolvimento de estudantes, como também do corpo docente para a construção de um referencial para o estudo do gênero multimodal meme no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Doutora em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE, 2018). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Pedagoga (UFPE, 1995). Atua no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da UFAL/ Campus Arapiraca. É vice-coordenadora do PPGEFOP (período 2021-2022). Atua como professora colaboradora no curso de Especialização em Ensino das Ciências e Matemática do IFAL/Campus Arapiraca. Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas no Campus de Arapiraca (2011) e vice-coordenadora (gestão 2019-2021). Leciona a disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem nas Licenciaturas diversas. No curso de Pedagogia leciona as disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de Arte e Arte Educação 1 e 2, e Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1 e 2 e o componente curricular ACE (Curricularização da Extensão). Coordenou o Subprojeto PIBID do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca/UFAL - Edital 2018/2019; Edital 2014 e Edital 2012. Integra o Comitê Assessor de Extensão do Campus Arapiraca. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: Multimodalidade, Ensino de Ciências, Produção e Leitura de Imagens para o Ensino, Formação de Professores, e Ensino de Arte.

Downloads

Publicado

05-06-2023

Como Citar

FREITAS, C. D., & Albuquerque, T. C. C. de. (2023). GÊNERO MULTIMODAL MEME: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(1), 093–111. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10917