MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO
Palavras-chave:
Materialismo Histórico Dialético, Educação Profissional, Políticas PúblicasResumo
O artigo objetiva realizar uma aproximação sobre a utilização do materialismo histórico dialético na análise de políticas públicas de educação profissional e, para tanto, se divide em três partes, utilizando-se da revisão bibliográfica para atingir seu objetivo. Na primeira, abordamos a concepção de materialismo histórico a partir da obra de Marx, evidenciando algumas noções chaves à compreensão do método. Posteriormente, discorremos sobre a teoria do direito de Pachukanis, considerando que este se utiliza do método de Marx para a construção da sua análise do direito. Assim, torna-se possível uma análise jurídica que não se limite a observar tão somente a dimensão normativa dos fenômenos socias. Por fim, realizamos uma análise histórica da educação profissional no Brasil que permite desvelar, em alguma medida, as determinações desse objeto, tais como a distribuição de diferentes educações para distintas classes sociais e a relação de interdependência da educação em relação à estrutura social que está inserida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.