RESENHA CRÍTICA DA OBRA: Dilemas do Estado Federal Brasileiro, de Gilberto Bercovici

Autores

  • Carolina Francisca Cavalcante Lira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Resenha Crítica, Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado, Federalismo.

Resumo

Dilemas do Estado Federal Brasileiro, de Gilberto Bercovici, é o terceiro volume da coleção “Estado e Constituição”, organizada por José Luis Bolzan de Morais e Lênio Luiz Streck, que tem por objetivo a discussão de temas contemporâneos que envolvem os impasses e perspectivas enfrentadas pelo atual Estado Constitucional. Sem dúvida, a temática relativa ao federalismo, por dizer respeito a forma de distribuição espacial de poder dentro de um dado território, constitui um dos mais relevantes assuntos do constitucionalismo contemporâneo. O livro, estruturado em três capítulos, parte de uma perspectiva histórica da formação do federalismo no Brasil (capítulo 1), buscando compreender as questões ainda polêmicas e não resolvidas da estrutura federal da Constituição de 1988, especialmente no tocante ao federalismo cooperativo e à descentralização das políticas sociais (capítulo 2), e se encerra com a análise dos dilemas do Estado Federal brasileiro referentes às complexas relações entre representação política e federalismo no Brasil (capítulo 3).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Francisca Cavalcante Lira, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Mestranda em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas. Procuradora do Município de Maceió.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Lira, C. F. C. (2019). RESENHA CRÍTICA DA OBRA: Dilemas do Estado Federal Brasileiro, de Gilberto Bercovici. Revista Jurídica (FURB), 23(50), e7788. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7788

Edição

Seção

Resenha