Empoderamento do consumidor no ambiente virtual

Auteurs-es

  • Dennis Verbicaro UFPA CESUPA
  • Vanessa Maria Dias Montão UFPA

Mots-clés :

Direito do Consumidor, Dados Pessoais, Privacidade Virtual, Empoderamento do Consumidor, Vulnerabilidade algorítmica

Résumé

O presente trabalho objetiva analisar a coleta, o tratamento e a destinação dos dados pessoais nas relações de consumo realizadas na internet. Os dados se tornaram um instrumento valioso aos empresários, podendo potencializar riscos à intimidade e privacidade do consumidor, sobretudo sob a perspectiva do capitalismo de vigilância pensado por Shoshana Zuboff. Nessa perspectiva, a tutela normativa dos dados pessoais será analisada nos planos nacional e internacional, tomando-se como referência as informações coletadas pelos aplicativos de delivery. Discute-se, também, como o empoderamento virtual do consumidor corporifica o ideal de solidariedade, na medida em que exerce força contra majoritária em relação aos abusos do poder econômico nesse ambiente dominado pelas plataformas eletrônicas. Utilizou-se o método dedutivo, através de pesquisa teórico-bibliográfica e da análise crítica do discurso, visando desvelar o que há por meio da linguagem virtual nas relações de poder entre esse novo perfil de fornecedor e a vulnerabilidade algorítmica do consumidor. Conclui-se que, diante da vulnerabilidade agravada do consumidor digital, a sofisticação do assédio de consumo e o controle insuficiente da política de dados das plataformas eletrônicas, a articulação conjunta por meio da insurgência qualificada nas redes sociais e sites de compartilhamento de experiências são medidas eficazes para preservar a liberdade de escolha dos consumidores e mitigar os efeitos das práticas abusivas

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Dennis Verbicaro, UFPA CESUPA

Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (ES). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Graduação e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará-UFPA e do Centro Universitário do Pará – CESUPA. Procurador do Estado do Pará. Advogado e Diretor do Brasilcon. Líder dos Grupos de Pesquisa (CNPq) “Consumo e Cidadania” e “Consumo sustentável e globalização econômica”. E-mail: dennis@verbicaro.adv.br.

Vanessa Maria Dias Montão, UFPA

Bolsista de iniciação científica (CNPq) e Graduanda em Direito da UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa "Consumo e cidadania" (CNPq/UFPA).

Téléchargements

Publié-e

2023-05-12

Comment citer

Verbicaro, D., & Montão, V. M. D. (2023). Empoderamento do consumidor no ambiente virtual. Revista Jurídica (FURB), 26, e9910. Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9910

Numéro

Rubrique

Artigos