Teoria da justiça, valor social do trabalho e precarização: uma perspectiva kantiana sobre as relações de trabalho contemporâneas
Résumé
O presente artigo tem o condão de analisar os preceitos da Teoria da Justiça, proposta por Immanuel Kant, e confrontá-los com as relações laborais contemporâneas, que, cada vez mais, têm se mostrado precárias, especialmente diante das práticas de flexibilização e desregulamentação. Ademais, busca-se evidenciar a necessidade de obediência à dignidade humana, tendo em vista que o trabalho, mais do que responsável pelo proveito econômico obtido pelo trabalhador, mostra-se como elemento essencial para expressão de sua cidadania. Logo, evidencia-se o quanto a mercantilização do trabalho humano não pode ser visto como protagonista do processo produtivo, uma vez que o homem, como fim em si mesmo, é um ser humano dotado de direitos, garantias e aspirações.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.