A RACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE JURISDICIONAL

Auteurs-es

  • Aline Menestrina

Mots-clés :

Atividade Jurisdicional, Acesso à Justiça, Juizados Especiais, Poder Judiciário, Eficiência, Juiz, Processo eletrônico.

Résumé

O artigo tem por objetivo verificar as maneiras de tornar a atividade jurisdicional mais eficiente, de forma a alcançar todas as classes sociais, possibilitando o fácil acesso a todos os jurisdicionados que buscam a efetivação de seus direitos e do real sentido das palavras justiça e cidadania. Neste artigo inicia-se com a abordagem do acesso à justiça, com seus aspectos e  principais características. Na segunda parte, analisam-se problemas que circundam a atividade jurisdicional. Por fim, faz-se uma consideração sobre algumas formas de melhorá-la, seja capacitando o profissional do Direito, seja reduzindo as formalidades, ou ainda utilizando-se do processo eletrônico e do procedimento dos Juizados Especiais.

Palavras-chave: Atividade Jurisdicional. Acesso à Justiça. Juizados Especiais. Poder Judiciário. Eficiência. Juiz. Processo Eletrônico.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Aline Menestrina

 Formada em Direito pela FURB em 2005, pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Fundação Getúlio Vargas, Chefe de Cartório da 2ª Vara Cível da Comarca de Timbó.

Téléchargements

Publié-e

2010-11-30

Comment citer

Menestrina, A. (2010). A RACIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE JURISDICIONAL. Revista Jurídica (FURB), 14(27), 101–125. Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/2027

Numéro

Rubrique

Artigos