Consumismo na sociedade hipermoderna, dumping social e trabalho análogo ao de escravo

Autores/as

Palabras clave:

Hipermodernidade, Trabalho análogo ao de escravo, Dumping social

Resumen

O presente artigo objetiva apresentar de que modo os bens de consumo passaram a exercer uma enorme influência na estruturação da identidade do sujeito contemporâneo, tornando o âmbito social atual marcado por excessos, bem como analisar quais seriam os efeitos gerados pelo consumismo na hipermodernidade, aduzindo possibilidades concretas para a atenuação destes respectivos efeitos ou, até mesmo, sua extinção, especialmente no que diz respeito à precarização das jornadas laborativas através da caracterização de dumping social e trabalho análogo ao de escravo. Ademais, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido, essencialmente, sob o método hipotético-dedutivo, através de pesquisa teórica e bibliográfica, bem como por meio de pesquisa documental de leis jurídicas, principalmente as que versam sobre trabalho decente, trabalho análogo ao de escravo e dumping social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Rocha Ferreira, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia (Unama/PA). Professora da Graduação e Pós-graduação sticto sensu do Curso de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Trabalho Decente (CESUPA/CNPq). Auditora do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA).

Ian Guedes Pinheiro, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Pós-Graduando em Direito Material e Processual do Trabalho (CESUPA). Graduado pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Membro efetivo dos grupos de pesquisa Consumo e Cidadania (CNPq) e Trabalho Análogo ao de Escravo (CNPq). Integrante da 1ª "Liga Acadêmica de Direito do Trabalho e Seguridade Social" do Brasil (LADITS).

Publicado

2022-05-25