SUSTENTABILIDADE SOCIAL: REFLEXÕES EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

Autores/as

  • Felipe da Veiga Dias Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS
  • Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS

Palabras clave:

Sustentabilidade, Sustentabilidade social, Desenvolvimento

Resumen

O presente estudo parte do tema da Sustentabilidade, com ênfase na sua perspectiva social. Apresenta-se como problema de pesquisa a tentativa de determinar qual a concepção de Sustentabilidade social e se essa construção da sustentabilidade traria a imposição de uma rearticulação do modelo de vida humana no planeta. Essas indagações apontam ao objetivo principal que é definir as noções da Sustentabilidade social e, por conseguinte, como isso afetaria o modo de vida humana no planeta. O trabalho se organiza em duas partes, sendo a primeira delas dedicada à Sustentabilidade de forma ampla, a fim de compreender as bases e diferenciações que essa matriz detém com construções próximas, como no caso do desenvolvimento sustentável, para somente em um segundo ponto se adentrar nas nuances da Sustentabilidade social e as modificações que esta pode trazer consigo. Por fim, a metodologia empregada compreende uma abordagem fenomenológico-hermenêutica, um método de procedimento monográfico e técnica de pesquisa por documentação indireta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe da Veiga Dias, Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS

Pós-doutor em Ciências Criminais pela PUC/RS. Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com período de Doutorado Sanduíche na Universidad de Sevilla (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional (IMED) – Mestrado. Professor do curso de Direito da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo – RS. Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa “Criminologia, Violência e Sustentabilidade Social”. Advogado. Passo Fundo – Rio Grande do Sul – Brasil.

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino, Faculdade Meridional (IMED) - Passo Fundo - RS

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado – em Direito da Faculdade Meridional – IMED. Pesquisador da Faculdade Meridional. Membro da Rede para o Constitucionalismo democrático latino-americano. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica na linha de pesquisa Norma, Sustentabilidade e Cidadania da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro associado do Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Programa de Mestrado em Direito (PPGD) da Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Direitos Culturais e Pluralismo Jurídico da Faculdade Meridional - IMED. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Transnacionalismo e Circulação de Modelos Jurídicos da Faculdade Meridional - IMED. Vice-líder no Centro Brasileiro de pesquisa sobre a teoria da Justiça de Amartya Sen. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Direito - ABEDi. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Empresarial e Sustentabilidade, do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. Passo Fundo. RS. Brasil.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

Dias, F. da V., & Aquino, S. R. F. de. (2019). SUSTENTABILIDADE SOCIAL: REFLEXÕES EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. Revista Jurídica (FURB), 23(50), e7334. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7334

Número

Sección

Artigos