COOPERAZIONE, AIUTO, “CONTAGIO DEMOCRATICO”: IL MALAWI COME “CASE STUDY”

Autores/as

  • Anna Elisa Baglivi Università del Salento Italia

Palabras clave:

Cooperação internacional, Ajuda para o desenvolvimento, Contaminação democrática, Autoctonia constitucional.

Resumen

O artigo analisa o caso constitucional do Malawie a escassa influência que as políticas de cooperação e a ajuda internacional para o desenvolvimento tiveram na transição democrática do País. Para tanto, o artigo busca verificar se o contexto geopolítico no qual o Malawi atua, em particular as relações com a União Europeia e o modo de adesão à ONU, pode representar um fator de “contaminação democrática” que acompanhe os processos de desenvolvimento promovidos pela cooperação internacional e, ao mesmo tempo, promover a autoctonia do País no sentido de definir as próprias especificidades econômicas e institucionais. Entretanto, também esta tentativa de verificação demostra a escassa capacidade das políticas de cooperação na promoção efetiva da chamada “exportação” da democracia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anna Elisa Baglivi, Università del Salento Italia

Dottoressa Magistrale in Scienza Politica – Università del Salento Italia. Specialista in Diritto costituzionale. Scuola estiva italo-brasiliana UniSalento-FURB-ABDConst.

Publicado

2015-12-03

Cómo citar

Baglivi, A. E. (2015). COOPERAZIONE, AIUTO, “CONTAGIO DEMOCRATICO”: IL MALAWI COME “CASE STUDY”. Revista Jurídica (FURB), 19(39), 63–82. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/5211

Número

Sección

Artigos