LA PERSONALIZZAZIONE DEL POTERE NELLE FORME DI GOVERNO EUROPEE

Autores/as

  • Michele Carducci UNISALENTO, Itália.

Palabras clave:

Forma de governo, Parlamentarismo, Personalização do poder, Governo europeu.

Resumen

O artigo discute o tema da chamada “personalização do poder”, muito discutido na Europa como degeneração da forma de governo parlamentar e da relação de confiança entre o parlamento e o governo. Remetendo a algumas teorias constitucionais sobre a racionalização do poder e a algumas práxis europeias desenvolvidas em períodos de crises, o artigo observa que a “personalização” constitui um elemento endógeno à forma de governo, sobretudo em situação de crise política ou de redimensionamento da força democrática dos parlamentos. Em tal perspectiva, pode-se também fazer a leitura do “déficit” democrático da União Europeia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Carducci, UNISALENTO, Itália.

Doutor em Direito constitucional. Professor Titular de Direito Constitucional Comparado, Universidade do Salento – UNISALENTO, Itália. Presidente do Centro Didático Euro-Americano sobre Políticas Constitucionais – CEDEUAM, UNISALENTO, Itália. Membro do núcleo de pesquisas em Constitucionalismo, Internalização e Cooperação – CONSTINTER, FURB.

Publicado

2015-12-03

Cómo citar

Carducci, M. (2015). LA PERSONALIZZAZIONE DEL POTERE NELLE FORME DI GOVERNO EUROPEE. Revista Jurídica (FURB), 19(39), 7–28. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/5209

Número

Sección

Artigos