A HISTÓRIA DOS POVOS XOKLENG

Autores/as

  • Mariana da Silva Gonzalez Encina FURB e UFSC
  • Mariana da Silva Gonzalez Encina FURB/UFSC

Palabras clave:

Xokleng, Direitos, Exclusão, Políticas Públicas

Resumen

Este artigo tem por objetivo estudar a história dos povos Xokleng antes e após a chegada dos imigrantes na Colônia Blumenau. Portanto, objetiva fazer uma reflexão do nome de origem para a denominação de sua identidade ao nome “Laklãnõ” ressaltando aspectos do contato e do conflito entre estes indígenas e os imigrantes. Sendo assim, identificar o processo civilizatório marcado por acontecimentos que levou a desorganização social, perda da língua, e de seu modo de ser. A Lei de diretrizes e Bases Nacional e o Plano Nacional de Educação garantem educação diferenciada para estes povos indígenas e o PNE garante a instituição do magistério diferenciado para promover uma educação adequada aos povos indígenas garantindo a revitalização de sua língua e culturas. A metodologia utilizada é a bibliográfica, recorrendo-se, a arquivos históricos, biblioteca e internet. Este estudo se justifica pelo fato de não haver nenhum estudo que contemple as formas de inserção dessa população na sociedade atual e poderá vir a subsidiar políticas públicas voltada para o direito dos povos Xokleng na região estudada.Contudo, observa-se que muito terá que ser feito para garantir a estes povos parte daquilo que perderam, portanto, das discussões que levam a uma inserção desses povos na sociedade contemporânea se apresenta como sendo insuficiente para garantir que seus direitos sejam atendidos.

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Biografía del autor/a

Mariana da Silva Gonzalez Encina, FURB e UFSC

Mariana da Silva Gonzalez Encina - Aluna do Curso de Mestrado em Educação da FURB - participante do Grupo de Pesquisa Educogitans - Aluna do Curso de Direito pela FUR, aluna do curso de Letras pela UFSC e Professora da Rede Estadual de Educação das Disciplinas de ORLEG (Legislação) Letras e Literatura e de Psicologia da Educação Infantil do Curso de Magistério, Supervisora Pedagógica e Professora da rede Municipal de Ensino da Escola Básica Municipal Professor Lauro Müller

Publicado

2013-06-30

Número

Sección

Artigos