A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO TRANSFORMADOR PARA O ALCANCE DA SUSTENTABILIDADE

Authors

  • Ester Dorcas Ferreira dos Anjos
  • Queila Jaqueline Nunes Martins

Keywords:

Sustentabilidade, Processo, Educação.

Abstract

A presente pesquisa tem como objeto de análise a educação como processo transformador para o alcance da sustentabilidade. O propósito fundamental desta investigação é demonstrar a importância da educação para a conscientização ambiental, que tem por finalidade o alcance da sustentabilidade. Sendo assim, a pesquisa se inicia com uma abordagem sobre a sustentabilidade, discorrendo sobre sua origem, conceito e suas principais dimensões, ou seja, a social, econômica e ambiental. Procura trazer à compreensão a educação como um sistema de valores sem o qual o homem não pode chegar ao desenvolvimento, bem como a educação ambiental como uma ferramenta, entre outras, a serviço do desenvolvimento sustentável. Ao final busca situar a sustentabilidade na educação, demonstrando que sem essa aquela não se efetivará. A educação, portanto, é abordada como o único processo, capaz de transformar a humanidade e em consequência regenerar o planeta Terra, que ela ao longo dos anos vem sendo degradado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ester Dorcas Ferreira dos Anjos

Mestranda em Ciências Jurídicas na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora dos Cursos de Direito e Relações Internacionais da UNIVALI.

Queila Jaqueline Nunes Martins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora dos Cursos de Direito e Relações Internacionais da UNIVALI. Juíza Leiga no Juizado Especial Cível da Comarca de Balneário Camboriú/SC.

Published

2014-04-30

How to Cite

Anjos, E. D. F. dos, & Martins, Q. J. N. (2014). A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO TRANSFORMADOR PARA O ALCANCE DA SUSTENTABILIDADE. Revista Jurídica (FURB), 18(35), 193–214. Retrieved from https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/4244

Issue

Section

Artigos