A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO TRANSFORMADOR PARA O ALCANCE DA SUSTENTABILIDADE
Keywords:
Sustentabilidade, Processo, Educação.Abstract
A presente pesquisa tem como objeto de análise a educação como processo transformador para o alcance da sustentabilidade. O propósito fundamental desta investigação é demonstrar a importância da educação para a conscientização ambiental, que tem por finalidade o alcance da sustentabilidade. Sendo assim, a pesquisa se inicia com uma abordagem sobre a sustentabilidade, discorrendo sobre sua origem, conceito e suas principais dimensões, ou seja, a social, econômica e ambiental. Procura trazer à compreensão a educação como um sistema de valores sem o qual o homem não pode chegar ao desenvolvimento, bem como a educação ambiental como uma ferramenta, entre outras, a serviço do desenvolvimento sustentável. Ao final busca situar a sustentabilidade na educação, demonstrando que sem essa aquela não se efetivará. A educação, portanto, é abordada como o único processo, capaz de transformar a humanidade e em consequência regenerar o planeta Terra, que ela ao longo dos anos vem sendo degradado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.