POSITIVISMO JURÍDICO 1: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS CENTRAIS

Authors

  • Orlando Luiz Zanon Junior Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Abstract

O referente do presente texto consiste em apresentar um conceito operacional de Positivismo Jurídico, mediante o destaque de suas características centrais, que conformam tal paradigma da Ciência do Direito, quanto às suas quatro plataformas elementares, consistentes nas teses da Norma, das Fontes, do Ordenamento e da Decisão Judicial. A hipótese central diz respeito à necessidade de esclarecer os aspectos prescritivos e descritivos da matriz teórica do Juspositivismo, num esforço para dissipar a confusão verificável nos âmbitos acadêmico e forense brasileiros, nos quais tem se tornado muito comum a dificuldade acerca do correto enquadramento de teses no interior do paradigma.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Orlando Luiz Zanon Junior, Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Doutorando em Direito pela Univali. Mestre em Direito pela Unesa. Pós-graduado pela UFSC e pela Univali. Juiz de Direito.

Published

2013-06-30

How to Cite

Zanon Junior, O. L. (2013). POSITIVISMO JURÍDICO 1: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS CENTRAIS. Revista Jurídica (FURB), 17(33), 127–146. Retrieved from https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3271

Issue

Section

Artigos