Empoderamento do consumidor no ambiente virtual
Palavras-chave:
Direito do Consumidor, Dados Pessoais, Privacidade Virtual, Empoderamento do Consumidor, Vulnerabilidade algorítmicaResumo
O presente trabalho objetiva analisar a coleta, o tratamento e a destinação dos dados pessoais nas relações de consumo realizadas na internet. Os dados se tornaram um instrumento valioso aos empresários, podendo potencializar riscos à intimidade e privacidade do consumidor, sobretudo sob a perspectiva do capitalismo de vigilância pensado por Shoshana Zuboff. Nessa perspectiva, a tutela normativa dos dados pessoais será analisada nos planos nacional e internacional, tomando-se como referência as informações coletadas pelos aplicativos de delivery. Discute-se, também, como o empoderamento virtual do consumidor corporifica o ideal de solidariedade, na medida em que exerce força contra majoritária em relação aos abusos do poder econômico nesse ambiente dominado pelas plataformas eletrônicas. Utilizou-se o método dedutivo, através de pesquisa teórico-bibliográfica e da análise crítica do discurso, visando desvelar o que há por meio da linguagem virtual nas relações de poder entre esse novo perfil de fornecedor e a vulnerabilidade algorítmica do consumidor. Conclui-se que, diante da vulnerabilidade agravada do consumidor digital, a sofisticação do assédio de consumo e o controle insuficiente da política de dados das plataformas eletrônicas, a articulação conjunta por meio da insurgência qualificada nas redes sociais e sites de compartilhamento de experiências são medidas eficazes para preservar a liberdade de escolha dos consumidores e mitigar os efeitos das práticas abusivasDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-05-12
Como Citar
Verbicaro, D., & Montão, V. M. D. (2023). Empoderamento do consumidor no ambiente virtual. Revista Jurídica (FURB), 26, e9910. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9910
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.