Empoderamento do consumidor no ambiente virtual

Autores

  • Dennis Verbicaro UFPA CESUPA
  • Vanessa Maria Dias Montão UFPA

Palavras-chave:

Direito do Consumidor, Dados Pessoais, Privacidade Virtual, Empoderamento do Consumidor, Vulnerabilidade algorítmica

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a coleta, o tratamento e a destinação dos dados pessoais nas relações de consumo realizadas na internet. Os dados se tornaram um instrumento valioso aos empresários, podendo potencializar riscos à intimidade e privacidade do consumidor, sobretudo sob a perspectiva do capitalismo de vigilância pensado por Shoshana Zuboff. Nessa perspectiva, a tutela normativa dos dados pessoais será analisada nos planos nacional e internacional, tomando-se como referência as informações coletadas pelos aplicativos de delivery. Discute-se, também, como o empoderamento virtual do consumidor corporifica o ideal de solidariedade, na medida em que exerce força contra majoritária em relação aos abusos do poder econômico nesse ambiente dominado pelas plataformas eletrônicas. Utilizou-se o método dedutivo, através de pesquisa teórico-bibliográfica e da análise crítica do discurso, visando desvelar o que há por meio da linguagem virtual nas relações de poder entre esse novo perfil de fornecedor e a vulnerabilidade algorítmica do consumidor. Conclui-se que, diante da vulnerabilidade agravada do consumidor digital, a sofisticação do assédio de consumo e o controle insuficiente da política de dados das plataformas eletrônicas, a articulação conjunta por meio da insurgência qualificada nas redes sociais e sites de compartilhamento de experiências são medidas eficazes para preservar a liberdade de escolha dos consumidores e mitigar os efeitos das práticas abusivas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dennis Verbicaro, UFPA CESUPA

Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (ES). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor da Graduação e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Pará-UFPA e do Centro Universitário do Pará – CESUPA. Procurador do Estado do Pará. Advogado e Diretor do Brasilcon. Líder dos Grupos de Pesquisa (CNPq) “Consumo e Cidadania” e “Consumo sustentável e globalização econômica”. E-mail: dennis@verbicaro.adv.br.

Vanessa Maria Dias Montão, UFPA

Bolsista de iniciação científica (CNPq) e Graduanda em Direito da UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa "Consumo e cidadania" (CNPq/UFPA).

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Verbicaro, D., & Montão, V. M. D. (2023). Empoderamento do consumidor no ambiente virtual. Revista Jurídica (FURB), 26, e9910. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/9910

Edição

Seção

Artigos