Regulação Ambiental: Controle de Sustentabilidade

Autores

  • Juarez Freitas UFRGS e PUCRS
  • Rafael Martins Costa Moreira PUCRS

Palavras-chave:

Direito Ambiental. Sustentabilidade. Regulação. Controle judicial.

Resumo

O presente artigo tem por escopo o delineamento crítico da regulação ambiental no atinente aos mecanismos de implementação e controle da sustentabilidade. Inicialmente, é analisada, em largos traços, a regulação como instituição de Estado, a sua evolução e a premência de inovações substanciais de sua arquitetura. Ato contínuo, são escrutinados instrumentos de implementação da regulação ambiental, especialmente da regulação da qualidade do ar, bem como a importância do desempenho dessa função estatal por meio de autoridades especializadas e independentes, sem dispensar a atuação integrada com os demais entes da Administração Pública e da sociedade civil. Ao final, são traçados pontos de contato entre a regulação e o controle de sustentabilidade pelo Poder Judiciário, sem esquecer da calibrada deferência em relação aos respectivos agentes públicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Freitas, UFRGS e PUCRS

Professor Titular do Mestrado e Doutorado em Direito da PUCRS. Professor Titular de Direito Administrativo da UFRGS. Presidente do Conselho Científico do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público. Membro Efetivo da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB.

Rafael Martins Costa Moreira, PUCRS

Mestre e Doutorando em Direito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS. Juiz Federal na 5ª Vara Federal de Caxias do Sul/RS. Professor de Direito Administrativo e Ambiental na ESMAFE/RS, ESMAFESC e Curso Ênfase. 

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos