MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO

Autores

  • Matheus Silveira de Souza Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Materialismo Histórico Dialético, Educação Profissional, Políticas Públicas

Resumo

O artigo objetiva realizar uma aproximação sobre a utilização do materialismo histórico dialético na análise de políticas públicas de educação profissional e, para tanto, se divide em três partes, utilizando-se da revisão bibliográfica para atingir seu objetivo. Na primeira, abordamos a concepção de materialismo histórico a partir da obra de Marx, evidenciando algumas noções chaves à compreensão do método. Posteriormente, discorremos sobre a teoria do direito de Pachukanis, considerando que este se utiliza do método de Marx para a construção da sua análise do direito. Assim, torna-se possível uma análise jurídica que não se limite a observar tão somente a dimensão normativa dos fenômenos socias. Por fim, realizamos uma análise histórica da educação profissional no Brasil que permite desvelar, em alguma medida, as determinações desse objeto, tais como a distribuição de diferentes educações para distintas classes sociais e a relação de interdependência da educação em relação à estrutura social que está inserida.

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Biografia do Autor

Matheus Silveira de Souza, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

 

Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP).

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Especialista em Direito Constitucional pelo IDCC.

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Publicado

2020-08-06

Como Citar

Silveira de Souza, M. (2020). MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO. Revista Jurídica (FURB), 24(53), e8121. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/8121

Edição

Seção

Artigos