COOPERAZIONE, AIUTO, “CONTAGIO DEMOCRATICO”: IL MALAWI COME “CASE STUDY”

Autores

  • Anna Elisa Baglivi Università del Salento Italia

Palavras-chave:

Cooperação internacional, Ajuda para o desenvolvimento, Contaminação democrática, Autoctonia constitucional.

Resumo

O artigo analisa o caso constitucional do Malawie a escassa influência que as políticas de cooperação e a ajuda internacional para o desenvolvimento tiveram na transição democrática do País. Para tanto, o artigo busca verificar se o contexto geopolítico no qual o Malawi atua, em particular as relações com a União Europeia e o modo de adesão à ONU, pode representar um fator de “contaminação democrática” que acompanhe os processos de desenvolvimento promovidos pela cooperação internacional e, ao mesmo tempo, promover a autoctonia do País no sentido de definir as próprias especificidades econômicas e institucionais. Entretanto, também esta tentativa de verificação demostra a escassa capacidade das políticas de cooperação na promoção efetiva da chamada “exportação” da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Elisa Baglivi, Università del Salento Italia

Dottoressa Magistrale in Scienza Politica – Università del Salento Italia. Specialista in Diritto costituzionale. Scuola estiva italo-brasiliana UniSalento-FURB-ABDConst.

Publicado

2015-12-03

Como Citar

Baglivi, A. E. (2015). COOPERAZIONE, AIUTO, “CONTAGIO DEMOCRATICO”: IL MALAWI COME “CASE STUDY”. Revista Jurídica (FURB), 19(39), 63–82. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/5211

Edição

Seção

Artigos