LOSING THE EUROPEAN IDENTITY: THE NEW CHALLENGE OF TTIP

Autores

  • Anna Silvia Bruno UNISALENTO. Itália.

Palavras-chave:

Soberania, Globalização, Diálogo Constitucional, Fluxos Legais, Soft Law, TTIP.

Resumo

O artigo trata da crise do Estado e da sua soberania, como resultado do processo de globalização. Em efeito, na trilha do processo de globalização a lei nacional perde sua força normativa como símbolo do ordenamento jurídico positivo. A vontade do legislador tem sido substituída pela jurisdição e a desnacionalização dos estados seguiram a criação da dimensão jurídica global. Este contexto em parte direcionou a passagem do direito doméstico para o nível comunitário (UE) através do compartilhamento de valores e espaços e, consequentemente, promoveu a flexibilização do poder estatal; em parte direcionou a criação da ‘soft law’, uma lei que não é obrigatória nos seus vínculos jurídicos mas é suficientemente forte na sua estrutura programática para representar uma ruptura com a lei tradicional (o direito estatal), que se tornou excessivamente “rígida” para a lógica por trás dos governos da União Europeia. A globalização da lex mercatoria, sobrepondo-se à dimensão estatal, enfatizou, de fato, a insuficiência da política e do direito em proteger a identidade do Estado, enquanto tecnologias e economia dão suporte a evidentes novos exemplos de experimentações e desafios. O artigo presta particular atenção aos trabalhos preparatórios, elaborados pelos representantes dos Estados membros da União Europeia, para o Tratado Comercial, chamado Transatlantic Partnership on Trade and Investment Partnership – TTIP (Parceria Transatlântica de Mercado e Investimentos), que pretende criar uma maior zona de livre comércio no mundo e que representa novas formas de comunicação entre os operadores econômicos-financeiros e jurídicos, geograficamente distantes mas aproximados pelos interesses econômicos que tendem a desestabilizar os últimos fragmentos da soberania estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Silvia Bruno, UNISALENTO. Itália.

Doutora em Direito. Professora Associada de Direito Comparado. Centro Didattico Euro-Americano sulle Politiche Costituzionali – CEDEUAM, UNISALENTO, Itália.

Downloads

Publicado

2015-12-03

Como Citar

Bruno, A. S. (2015). LOSING THE EUROPEAN IDENTITY: THE NEW CHALLENGE OF TTIP. Revista Jurídica (FURB), 19(39), 29–48. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/5210

Edição

Seção

Artigos