LA PERSONALIZZAZIONE DEL POTERE NELLE FORME DI GOVERNO EUROPEE

Autores

  • Michele Carducci UNISALENTO, Itália.

Palavras-chave:

Forma de governo, Parlamentarismo, Personalização do poder, Governo europeu.

Resumo

O artigo discute o tema da chamada “personalização do poder”, muito discutido na Europa como degeneração da forma de governo parlamentar e da relação de confiança entre o parlamento e o governo. Remetendo a algumas teorias constitucionais sobre a racionalização do poder e a algumas práxis europeias desenvolvidas em períodos de crises, o artigo observa que a “personalização” constitui um elemento endógeno à forma de governo, sobretudo em situação de crise política ou de redimensionamento da força democrática dos parlamentos. Em tal perspectiva, pode-se também fazer a leitura do “déficit” democrático da União Europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Carducci, UNISALENTO, Itália.

Doutor em Direito constitucional. Professor Titular de Direito Constitucional Comparado, Universidade do Salento – UNISALENTO, Itália. Presidente do Centro Didático Euro-Americano sobre Políticas Constitucionais – CEDEUAM, UNISALENTO, Itália. Membro do núcleo de pesquisas em Constitucionalismo, Internalização e Cooperação – CONSTINTER, FURB.

Publicado

2015-12-03

Como Citar

Carducci, M. (2015). LA PERSONALIZZAZIONE DEL POTERE NELLE FORME DI GOVERNO EUROPEE. Revista Jurídica (FURB), 19(39), 7–28. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/5209

Edição

Seção

Artigos