A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO TRANSFORMADOR PARA O ALCANCE DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Ester Dorcas Ferreira dos Anjos
  • Queila Jaqueline Nunes Martins

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Processo, Educação.

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de análise a educação como processo transformador para o alcance da sustentabilidade. O propósito fundamental desta investigação é demonstrar a importância da educação para a conscientização ambiental, que tem por finalidade o alcance da sustentabilidade. Sendo assim, a pesquisa se inicia com uma abordagem sobre a sustentabilidade, discorrendo sobre sua origem, conceito e suas principais dimensões, ou seja, a social, econômica e ambiental. Procura trazer à compreensão a educação como um sistema de valores sem o qual o homem não pode chegar ao desenvolvimento, bem como a educação ambiental como uma ferramenta, entre outras, a serviço do desenvolvimento sustentável. Ao final busca situar a sustentabilidade na educação, demonstrando que sem essa aquela não se efetivará. A educação, portanto, é abordada como o único processo, capaz de transformar a humanidade e em consequência regenerar o planeta Terra, que ela ao longo dos anos vem sendo degradado.

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Biografia do Autor

Ester Dorcas Ferreira dos Anjos

Mestranda em Ciências Jurídicas na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora dos Cursos de Direito e Relações Internacionais da UNIVALI.

Queila Jaqueline Nunes Martins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora dos Cursos de Direito e Relações Internacionais da UNIVALI. Juíza Leiga no Juizado Especial Cível da Comarca de Balneário Camboriú/SC.

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

Anjos, E. D. F. dos, & Martins, Q. J. N. (2014). A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO TRANSFORMADOR PARA O ALCANCE DA SUSTENTABILIDADE. Revista Jurídica (FURB), 18(35), 193–214. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/4244

Edição

Seção

Artigos