PATERNIDADE SOCIOAFETIVA

Autores

  • Juraci Costa FURB

Palavras-chave:

Direito de Família. Paternidade Socioafetiva. Paternidade Biológica. Espécies de Paternidade Socioafetiva.

Resumo

O Direito de Família vem passando por notáveis mudanças. A família não mais se restringe ao pai, mãe e descendentes biológicos. Após a descoberta do DNA, os tribunais vêm enfrentando inúmeros questionamentos sobre a definição do que vem a ser pai. O que antes era puramente uma questão de ordem biológica hoje, a paternidade, requer principalmente laços afetivos. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, velhas concepções foram postas de lado, abrindo espaço para um novo caminho, à paternidade socioafetiva ou “pai do coração”, caracterizando a família moderna unida pela afetividade. Neste artigo, procurar-se-á demonstrar que os “princípios da afetividade, da dignidade humana e do melhor interesse para a criança” permeiam a conduta e as decisões da magistratura, conectadas à realidade do mundo atual.

Palavras-chave:  Direito de Família. Paternidade Socioafetiva. Paternidade Biológica.   Espécies de Paternidade Socioafetiva.

 

Downloads

Downloads

Como Citar

Costa, J. (2010). PATERNIDADE SOCIOAFETIVA. Revista Jurídica (FURB), 13(26), 127–140. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/1889

Edição

Seção

Artigos