RELAÇÃO DAS PRÁTICAS GERENCIAIS COM A REPUTAÇÃO CORPORATIVA DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.2023117Palavras-chave:
Princípios Globais de Contabilidade Gerencial, Reputação corporativa, Práticas gerenciais, Companhias BrasileirasResumo
Os Princípios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG) são boas práticas gerenciais que buscam auxiliar a gestão orientando-a para a criação de valor, além de auxiliar no fornecimento de melhores informações à tomada de decisão. O objetivo desta pesquisa consiste na análise da relação dos PGCG com a reputação corporativa das companhias abertas brasileiras. A amostra analisada compreendeu 342 empresas listadas na B3, de 2010 a 2016. A metodologia consistiu na construção de um índice de adequação às recomendações propostas pelos PGCG, e a partir deste observando-se os impactos das boas práticas da contabilidade gerencial sobre a reputação corporativa das companhias. A análise dos dados deu-se por meio de estimações estatísticas como o uso de média para a estimação do índice, e de regressões logísticas para a observação das relações propostas. Os resultados demonstraram que as companhias ainda receiam em divulgar nos seus relatórios informações gerenciais de sua gestão. Aponta-se como contribuição a visão de que a reputação corporativa de uma empresa deve ser fruto de sua decisão estratégica, planejada para atender os objetivos estabelecidos pela gestão, sendo assim, tem-se as práticas gerenciais como contribuintes para uma boa reputação das companhias.
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