ANÁLISE DOS REFLEXOS DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NO RESULTADO DE COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2001 A 2005

Autores

  • Genossi Rauch Miotto UNISINOS
  • Marcos Antonio Souza UNISINOS
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Palavras-chave:

Gestão Estratégica de Custos. Posicionamento Estratégico. Aviação Comercial.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o reflexo do posicionamento estratégico de companhias aéreas brasileiras no seu resultado econômico. Por meio de uma pesquisa documental, busca-se explicar a relação entre as variáveis: posicionamento estratégico e resultado econômico. Os dados analisados dizem respeito ao período de 2001 a 2005. A análise possibilitou identificar que as companhias GOL e TAM souberam se adaptar aos novos tempos do setor e obtiveram os melhores resultados econômicos. A GOL entrou no mercado adaptada e a TAM redefiniu seu mercado de atuação, seu produtos e serviços e os recursos necessários. Tais companhias direcionaram seus esforços para atender a uma parcela da população que até então não tinha a possibilidade de utilizar amplamente os serviços de transporte aéreo, oferecendo serviços dentro da lógica low cost, low fare, ignorando a antiga tradição brasileira de considerar o transporte aéreo um artigo de luxo. Quanto à VARIG, os resultados demonstram que a principal estratégia da companhia em busca de competitividade foi a redução das tarifas no período analisado; por outro lado, a companhia não obteve êxito na adequação da sua estrutura de custos, incorrendo em prejuízos operacionais. Palavras-chave: Gestão Estratégica de Custos. Posicionamento Estratégico. Aviação Comercial.

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Como Citar

Miotto, G. R., Souza, M. A., & Diehl, C. A. (2008). ANÁLISE DOS REFLEXOS DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NO RESULTADO DE COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2001 A 2005. Revista Universo Contábil, 4(1), 64–80. https://doi.org/10.4270/ruc.20084

Edição

Seção

Seção Nacional