A RELAÇÃO ENTRE O MONITORAMENTO DOS ANALISTAS DE MERCADO E AS CARACTERÍSTICAS DE VALUATION DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS

Autores

  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima Universidade de São Paulo
  • Márcia Martins Mendes de Luca Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Contabilidade financeira. Valor. Analistas de mercado. Assimetria de informação. Custo de capital.

Resumo

Dentre os diversos benefícios da atividade desempenhada pelos analistas de mercado, destacam-se: acrescentar valor à empresa e diminuir a assimetria de informação e o custo de capital (CHANG; DASGUPTA; HILARY, 2006). O presente estudo analisa o impacto do monitoramento desses analistas em características de valuation das companhias abertas brasileiras. Para se alcançar o objetivo, são realizadas regressões, com dados em painel, em uma amostra de 63 empresas, no período de 1997 a 2012, contemplando entre 300 e 2.300 observações. Após a formulação e o teste de três hipóteses, nenhuma delas foi rejeitada. Na primeira hipótese, percebe-se uma correlação positiva e significativa entre o número de analistas que seguem a empresa e seu respectivo valor. Na segunda hipótese, as empresas com valor do Ativo no primeiro quartil (as pequenas) apresentam melhor correlação entre número de analistas e valor, em comparação com as do quarto quartil (grandes empresas). Na terceira hipótese, no conjunto de todas as empresas, a variável número de analistas é significativa e negativa, mostrando uma correlação segundo a qual quanto maior for o número analistas, menor é o custo de capital próprio. Assim, de acordo com os resultados obtidos, confirma-se a tese de que o acompanhamento das empresas brasileiras de capital aberto pelos analistas de mercado, indiretamente diminuindo a assimetria de informação, produz efeito positivo.

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

Augusto Sampaio Franco de Lima, G., & Martins Mendes de Luca, M. (2016). A RELAÇÃO ENTRE O MONITORAMENTO DOS ANALISTAS DE MERCADO E AS CARACTERÍSTICAS DE VALUATION DAS COMPANHIAS BRASILEIRAS. Revista Universo Contábil, 12(4), 129–151. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5950

Edição

Seção

Seção Nacional