ANÁLISE DE CONTEÚDO: SUA APLICAÇÃO NAS PUBLICAÇÕES DE CONTABILIDADE

Autores

  • Maria Teresa Venâncio Dores Alves ESCE/IPS

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Investigação em Contabilidade, Unidade de análise.

Resumo

A análise de conteúdo com as suas potencialidades e, sobretudo, com a facilidade que deriva de ser uma análise discreta, constitui um método de investigação de inegável interesse como forma de procurar aumentar, melhorar e diversificar a investigação. O objectivo deste artigo é rever questões relevantes sobre o método da análise de conteúdo e identificar aplicações nos diferentes temas e tópicos da área científica da contabilidade. Assim, a sua contribuição principal é metodológica, no sentido em que destaca um método analítico ao dispor dos investigadores que desenvolvem actividade nesta área. Foram observados 53 artigos publicados em 23 revistas, incluídas na base de dados ProQuest, cujas datas de publicação se situam entre 2001 e 2010. Verificou-se que o tema mais investigado foi o Relato financeiro, com destaque para o tópico designado como capital intelectual e que o objectivo mais frequentemente identificado nos estudos era explicar, explorar e/ou descrever as diferenças nas práticas de divulgação de informação.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Venâncio Dores Alves, ESCE/IPS

Professora Coordenadora, Directora do Mestrado em Contabilidade e finanças, membro do Departamento de Contabilidade e Finanças.

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Alves, M. T. V. D. (2011). ANÁLISE DE CONTEÚDO: SUA APLICAÇÃO NAS PUBLICAÇÕES DE CONTABILIDADE. Revista Universo Contábil, 7(3), 146–166. https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Edição

Seção

Seção Internacional