ANÁLISE DE CONTEÚDO: SUA APLICAÇÃO NAS PUBLICAÇÕES DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20117Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Investigação em Contabilidade, Unidade de análise.Resumo
A análise de conteúdo com as suas potencialidades e, sobretudo, com a facilidade que deriva de ser uma análise discreta, constitui um método de investigação de inegável interesse como forma de procurar aumentar, melhorar e diversificar a investigação. O objectivo deste artigo é rever questões relevantes sobre o método da análise de conteúdo e identificar aplicações nos diferentes temas e tópicos da área científica da contabilidade. Assim, a sua contribuição principal é metodológica, no sentido em que destaca um método analítico ao dispor dos investigadores que desenvolvem actividade nesta área. Foram observados 53 artigos publicados em 23 revistas, incluídas na base de dados ProQuest, cujas datas de publicação se situam entre 2001 e 2010. Verificou-se que o tema mais investigado foi o Relato financeiro, com destaque para o tópico designado como capital intelectual e que o objectivo mais frequentemente identificado nos estudos era explicar, explorar e/ou descrever as diferenças nas práticas de divulgação de informação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.