INFLUÊNCIA DO FORMULATION EFFECT NAS PREFERÊNCIAS DOS USUÁRIOS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4270/ruc.2022124

Palavras-chave:

Formulation Effect, Teoria da Contabilidade Mental, Usuários de informações contábeis

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de identificar a influência do formulation effect nas preferências dos usuários por agregar ou desagregar informações contábeis. Para isso, realizou-se uma survey com 524 estudantes de Administração. Apresentou-se 3 tipos de formulation effect: cenários puros (sem descrição do contexto), cenários com demonstrativos contábeis (especificamente contábil) e cenários descritivos (cenários financeiros com contextualização descritiva). Para análise, utilizou-se de estatística descritiva, qui-quadrado e regressão logística. Como resultados, encontrou-se que as decisões, conforme estipulado pela Teoria da Contabilidade Mental se mostram mais presentes em cenários puros, por não haver contextualização a utilidade de valor percebido influencia nas decisões. Diferentemente de situações de decisões organizacionais (cenários com demonstrativos e descritivos) em que a busca por suporte técnico passa a ter mais importância do que as preferências pessoais. Deste modo, contribui-se com os conhecimentos acerca de informações contábeis, bem como para a Teoria da Contabilidade Mental, visto que se apresenta o formulation effect como fator de influência no comportamento e nas preferências por agregação ou desagregação. Assim, demonstrou-se que as decisões puras são mais impactadas pelas características do decisor ao passo que nas decisões com caráter contábil/gerencial as preferências por suporte técnico assumiram protagonismo em detrimento às características pessoais. Estes achados contribuem tanto no campo das discussões teóricas sobre a importancia da forma de apresentar as informações como também auxilia os preparadores de informações dando-lhes subsídios sobre as preferências dos usuários, visando um melhor suporte informacional e, consequentemente, resultando em decisões e desempenho melhores das organizações.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Rengel, R., Schnorrenberger, D., & Gasparetto, V. (2024). INFLUÊNCIA DO FORMULATION EFFECT NAS PREFERÊNCIAS DOS USUÁRIOS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS. Revista Universo Contábil, 18. https://doi.org/10.4270/ruc.2022124

Edição

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Seção Nacional