NÃO BASTA LER, É PRECISO COMPREENDER: UM ENFOQUE NA LEGIBILIDADE DO RESULTADO E DO EBITDA
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc2020314Mots-clés :
Legibilidade, Resultado Líquido, EBITDA, Relatório da Administração.Résumé
As características das narrativas de legibilidade dos relatórios financeiros podem gerar interpretações dúbias, potencializando e/ou distorcendo a informação sobre a realidade econômica da companhia. Redigir parágrafos ou sentenças curtas/longas, com palavras difíceis/simples ou com a utilização de termos de transição nos relatórios apresentados ao público externo é uma forma de ofuscar a mensagem. Este estudo objetiva analisar a influência do desempenho econômico-financeiro na legibilidade das narrativas textuais dos trechos do resultado líquido e EBITDA. Trata-se de uma pesquisa quanti-quali, operacionalizada por meio da técnica estatística de dados em painel e análise de conteúdo. Para isso, analisou-se no Relatório da Administração (RA), informações a respeito do resultado líquido, EBITDA e mensagem da administração. Descobriu-se que algumas empresas mudaram o enfoque dos trechos quando houve prejuízo no período. Mas, ao olhar a análise quantitativa, verifica-se que isso não é um comportamento generalizado, pois, em média, empresas que registraram lucro no período não apresentaram mudanças significativas no nível de legibilidade do resultado líquido. A mensagem da administração de cunho positivo acerca do desempenho do período tem reflexos no aumento da legibilidade do EBITDA, mas não está associada à legibilidade do resultado líquido. As variações percentuais do resultado líquido e do EBITDA não estão relacionadas com a legibilidade desses dois indicadores, respectivamente. Esses achados podem auxiliar os investidores a identificarem gatilhos que influenciam na legibilidade do resultado líquido e do EBITDA e, consequentemente, nas decisões de investimentos.Téléchargements
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