CUSTOS PARA SERVIR: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO PARA UMA EMPRESA DE TINTAS
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20051Mots-clés :
Gestão dos custos logísticos de distribuição, Custos para servir, Rentabilidade de clientes.Résumé
O presente artigo aborda a gestão dos custos logísticos de distribuição na visão dos custos para servir, na dimensão de conciliar o triálogo existente nas organizações entre as visões de Marketing/Vendas, Operações e Logística e Controladoria, na busca da agregação de valor aos clientes sob a égide de agregação de valor aos acionistas. Para tanto, analisa-se um caso de uma empresa do setor de tintas decorativas que se vê frente à exigências cada vez maiores de seus clientes, ou seja, seus canais de distribuição de produtos aos usuários finais. A conclusão é uma tarefa de muita dificuldade em que os procedimentos de custos, na direção do custeio das atividades, exigirão da organização um esforço significativo para a determinação da rentabilidade por cliente ou segmento de clientes, e, além disso, a plena consciência de que decisões sobre estratégias relativas aos clientes têm de ser tomadas com base nas repercussões conjuntas advindas de impactos no mercado, nas economias de escala de produção e de um efetivo impacto positivo aos resultados empresariais e, portanto, ao valor agregado aos acionistas. Esse impacto pode ser avaliado pela gestão dos custos para servir, conforme modelo proposto ao estudo de caso apresentado. Palavras-chave: Gestão dos custos logísticos de distribuição. Custos para servir. Rentabilidade de clientes.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.