NARCISISMO E DESONESTIDADE ACADÊMICA
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20173%25pMots-clés :
Ciências Contábeis, Desonestidade Acadêmica, Narcisismo.Résumé
O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar se traços de personalidade narcisista influenciam a probabilidade de estudantes do curso de Ciências Contábeis apresentarem comportamentos considerados desonestos no âmbito acadêmico. A amostra do estudo foi composta por 201 estudantes matriculados em três Instituições de Ensino Superior: duas públicas, uma localizada no estado de Minas Gerais e a outra no Paraná e uma particular, localizada na Bahia. Em relação aos procedimentos de coleta de dados, optou-se pela aplicação de um questionário aos estudantes. As evidências empíricas apontam que os estudantes tendem, em média, a concordar com algumas assertivas do instrumento de pesquisa que remetem a características de indivíduos narcisistas, tais como: obstinação em busca de seus objetivos; busca incansável pelo sucesso; preferência por produções individuais; dificuldades em expressar sentimentos que envolvam conflitos e sofrimentos; sentimento de culpa quando não atingem seus ideais; preocupação exacerbada com o corpo; necessidade de impressionar bem os outros; sentimento de incômodo quando precisam de alguém; busca desenfreada pelo prazer; dentre outras. Porém, verificou-se que tais tendências narcisistas não exercem influência sobre a probabilidade de os estudantes apresentarem comportamentos considerados desonestos no ambiente acadêmico. Infere-se, portanto, que na amostra analisada níveis mais elevados de narcisismo não implicam um impacto direto sobre a desonestidade acadêmica.
Téléchargements
Références
ALLEN, J.; FULLER, D.; LUCKETT, M. Academic integrity: Behaviors, rates, and attitudes of business students toward cheating. Journal of Marketing Education, v. 20, n. 1, p. 41-52. 1998.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders, 4 ed. Washington, DC: American Psychiatric Association, 2000.
BAKER, H. S. The conquering hero quits: Narcissistic factors in underachievement and failure. American Journal of Psychotherapy, v. 33, n. 3, p. 418-427, 1979.
BAUDRILLARD, J. The consumer society: Myths and structures, 1970.
BLICKLE, G.; SCHLEGEL, A.; FASSBENDER, P.; KLEIN, U. Some personality correlates of business white-collar crime. Applied Psychology: An International Review, v. 55, 2006.
BROWN, A. D. Narcissism, Identity, and Legitimacy. Academy of Management Review, v. 22, p. 643–686, 1997.
BROWN, R. P.; BUDZEK, K.; TAMBORSKI, M. On the meaning and measure of narcissism. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 35, p. 951–964, 2009.
BRUNELL, A. B.; STAATS, S.; BARDEN, J.; HUPP, J. M. Narcissism and academic dishonesty: The exhibitionism dimension and the lack of guilt. Personality and Individual Differences, v. 50, p. 323–328, 2011.
BUSHMAN, B.; BAUMEISTER, R. Threatened egotism, narcissism, self-esteem, and direct and displaced aggression: Does self-love or self-hate lead to violence? Journal of Personality and Social Psychology, v. 75, p. 219–229, 1998.
CHATTERJEE, A.; HAMBRICK, D. C. It’s all about me: Narcissistic chief executive officers and their effects on company strategy and performance. Administrative Science Quarterly, v. 52, p. 351–386, 2007.
COSTA, A. C. A. "Escolha-sacrifício": representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. Educação: teoria e Prática. V. 8, n. 14, p. 08-14, 2000.
DAVIS, S. F.; GROVER, C. A.; BECKER, A. H.; MCGREGOR, L. N. Academic dishonesty: Prevalence, determinants, techniques, and punishments. Teaching Psychology, v. 19, 1992.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
GREEN, A. Narcisismo de Vida, Narcisimo de Morte. São Paulo: Editora Escuta, 1988.
GRIMES, P. W. Dishonesty in Academics and Business: a Cross-Cultural Evaluation of Students Attitudes. Journal of Business Ethics, v. 49, p. 273-290, 2004.
HETHERINGTON. E. M.; FELDMAN, S. E. College Cheating as a Function of Subject and Situational Variables. Journal of Educational Psychology, v. 55, n. 4, p. 212–218, 1964.
HUDSON, E. J. Understanding and Exploring Narcissism: Impact on Students and College Campuses. CMC Senior Theses. Paper 381, 2012.
JENDREK, M. P. Student reactions to academic dishonesty. Journal of College Student Development, v. 30, p. 401-406, 1992.
JUDGE, T. A.; LEPINE, J. A.; RICH, B. L. Loving yourself abundantly: Relationship of the narcissistic personality to self- and other perceptions of workplace deviance, leadership, and task and contextual performance. Journal of Applied Psychology, v. 91, p. 762–776, 2006.
LAMBERT, E. G.; HOGAN, N. L.; BARTON, S. M. Collegiate Academic Dishonesty Revisited: What Have They Done, How Often Have They Done It, Who Does It, And Why Did They Do It? Electronic Journal of Sociology, v. 7, n. 4, p. 1-27, 2003.
LAMBERT, K. D.; ELLEN, N.; TAYLOR, L. Cheating - What is it and why do it: A study in New Zealand tertiary institutions of the perceptions and justifications for academic dishonesty. The Journal of American Academy of Business, v. 3, p. 98-103, 2003.
LASCH, C. A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
LIBBY, R.; BLOOMFIELD, R.; NELSON, M. W. Experimental Research in Financial Accounting. Accounting, Organizations and Society, v. 27, n. 8, p. 775–810, nov 2002.
MCCABE, D. L.; BOWERS, W. J. Academic dishonesty among college males in college: A thirty year perspective. Journal of College Student Development, v. 35, p. 5-10, 1994.
MCCABE, D. L.; TREVINO, L. K. Academic dishonesty: Honor codes and other contextual influences. Journal of Higher Education, v. 64, n. 5, p. 522-538, 1993.
MENON, M. K.; SHARLAND, A. Narcissism, Exploitative Attitudes, and Academic Dishonesty: An Exploratory Investigation of Reality Versus Myth. Journal of Education for Business, v. 86, p. 50–55, 2011.
MOFFATT, M. Undergraduate cheating. Department of Anthropology, Rutgers University, 1990.
MORF, C.; RHODEWALT, F. Unraveling the paradoxes of narcissism: A dynamic self-regulatory processing model. Psychological Inquiry, v. 12, n. 4, p. 177-196, 2001.
PAVELA, G. Judicial review of academic decision-making after Horowitz. School Law Journal, v. 55, p. 55-75, 1978.
PIPPIN, S. E. An analysis of the impact of tax systems on income distribution, poverty, and human well-being: Evidence from cross-country comparisons. 193 f. Dissertation in Business Administration (Accounting) – Doctor of Philosophy, Texas Tech University, 2006.
RASKIN, R. N.; HALL, C. S. A narcissistic personality inventory. Psychological Reports, v. 45, n. 2, p. 590, 1979.
RHODEWALT, F.; MORF, C. C. On self-aggrandizement and anger: A temporal analysis of narcissism and affective reactions to success and failure. Journal of Personality and Social Psychology, v. 74, n. 3, p. 672-685, 1998.
ROBINS, R. W.; BEER, J. S. Positive illusions about the self: Short-term benefits and long-term costs. Journal of Personality and Social Psychology, v. 80, n. 2, p. 340-352, 2001.
SANCHEZ, O. P.; INNARELLI, P. B. Desonestidade Acadêmica, Plágio e Ética. GVexecutivo, v. 11, n. 1, jan/jun. 2012.
SEVERIANO, M. F. V. As Subjetividades Contemporâneas sob o Signo do Consumo – os Ideais Narcísicos na Publicidade da Tv: Produção e Consumo. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1999.
SILVEIRA, N. S. P. A Diversidade de Gênero e as Diferenças e Semelhanças na Hierarquia de Valores do Trabalho de Homens e Mulheres no Chão de Fábrica. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 77-91, 2006.
SMYTH, L. S.; DAVIS, J. R. Perceptions of Dishonesty Among Two-Year College Students: Academic Versus Business Situations. Journal of Business Ethics, v. 51, p. 63–73, 2004.
TANIGUCHI, S. P. Desonestidade Acadêmica: interação entre fatores pessoais e práticas de grupo Na atitude de estudantes de IES. 2011. 64 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2011.
TIBBETTS, S. G. Differences between women and men regarding decisions to commit test cheating. Research in Higher Education, v. 40, p, 323-342, 1999.
VON DRAN, G. M.; CALLAHAN, E. S.; TAYLOR, H. V. Can students’ academic integrity be improved? Attitudes and behaviors before and after implementation of an academic integrity policy. Teaching Business Ethics, v. 5, p. 35-58, 2001.
WALLACE, H. M.; BAUMEISTER, R. F. The Performance of Narcissists Rises and Falls with Perceived Opportunity for Glory. Journal of Personality and Social Psychology, v. 82, n. 5, p. 819-834, 2002.
WEAVER, K. A.; DAVIS, S. F.; LOOK, C.; BUZZANGA, V. L.; NEAL, L. Examining academic dishonesty policies. College Student Journal, v. 23, p. 302-305, 1991.
WHITLEY, B. E. Factors associated with cheating among college students: A review. Research in Higher Education, v. 39, n. 3, p. 235-274, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.