ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL

Auteurs-es

  • Sérgio de Iudícibus Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vanderlei dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.2016406-29

Mots-clés :

Teoria da Contabilidade, Plano de ensino, Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

Résumé

Este estudo objetiva analisar como o ensino da Teoria da Contabilidade ocorre nos Programas de Pós-Graduação de Ciências Contábeis do Brasil. Pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada a partir da análise de conteúdo dos planos de ensino de 27 cursos. Os resultados mostram que 30 docentes lecionam a disciplina nos programas analisados. A maior parte deles possui livros publicados em outras áreas, poucos possuem livros no escopo da disciplina analisada. A disciplina é obrigatória para a maioria dos cursos de mestrado, enquanto que nos cursos de doutorado apenas alguns possuem uma disciplina específica, geralmente denominada de Teoria Avançada da Contabilidade. Em relação aos conteúdos, o núcleo fundamental da teoria contábil, princípios, postulados e evolução histórica são discutidos na maioria dos cursos. Em volume pouco considerável, assuntos distintos são disseminados nos cursos, inclusive alguns de outras áreas, por exemplo, governança corporativa, contabilidade ambiental, auditoria, ensino da contabilidade. Em alguns programas predomina a abordagem macroeconômica, com viés positivista. Em relação às referências, destacam-se as obras dos autores Iudícibus, Hendriksen e Van Breda, convergindo com pesquisas realizadas em cursos de graduação. Contudo, outros autores se sobressaem, como Watts e Zimmerman, Kam, Most e Scot, além dos pronunciamentos contábeis.

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Bibliographies de l'auteur-e

Sérgio de Iudícibus, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Ilse Maria Beuren, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Vanderlei dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

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Publié-e

2016-12-28

Comment citer

de Iudícibus, S., Beuren, I. M., & dos Santos, V. (2016). ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL. Revista Universo Contábil, 12(4), 06–29. https://doi.org/10.4270/ruc.2016406-29

Numéro

Rubrique

Seção Nacional