PREVISÃO DE LUCRO E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
Mots-clés :
Gerenciamento de resultados, Accruals discricionários, Previsão de lucros, Surpresas do lucro.Résumé
O presente trabalho tem como objetivo verificar se gestores se utilizam dos accruals discricionários para manipular as informações contábeis divulgadas pelas empresas listadas na BM&FBovespa a fim de atingir ou superar o lucro previsto por analistas de mercado. Com base nos estudos anteriores, foram elencadas duas hipóteses de pesquisa, a primeira diz que empresas que apresentaram variações positivas do lucro previsto em relação ao lucro divulgado (surpresas positivas do lucro) gerenciam seus resultados por meio de accruals discricionários. A segunda afirma que o gerenciamento de resultados contábeis ocorre apenas entre empresas com menores surpresas do lucro, positivas ou negativas. Trata-se de uma pesquisa empírico-analítica e sua amostra é composta por companhias abertas listadas na BM&FBovespa com informações sobre a previsão de lucro dos analistas dispostas no banco de dados da Thomson Reuters®, com exceção das entidades financeiras e seguradoras. O estudo utiliza os accruals discricionários como proxy de gerenciamento de resultados, para tanto, utilizou-se o modelo proposto por Paulo (2007). Através de uma regressão do tipo pooling of independent cross sections, a hipótese de que as firmas que apresentaram surpresas positivas do lucro (beat) gerenciam seus resultados por meio dos accruals discricionários foi rejeitada. No entanto, a segunda hipótese de que há gerenciamento de resultados entre empresas com pequenas surpresas do lucro não foi rejeitada. Portanto, a partir dos resultados, conclui-se que somente há evidências de que as empresas brasileiras gerenciam seus resultados para atingir (meet) as previsões de lucro realizadas pelos analistas de mercado.
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