O ANÚNCIO DE OFERTAS SUBSEQUENTES DE AÇÕES E SEU EFEITO NO PREÇO DAS AÇÕES: UMA ABORDAGEM COM BASE NO TESTE DE PETTITT
Mots-clés :
Ofertas subsequentes de ações, Teste de Pettitt, Mercado acionário brasileiro.Résumé
Este artigo investigou os efeitos nos preços das ações, de empresas brasileiras, em torno do anúncio de Ofertas Subsequentes de Ações (SEO). Inicialmente, verificou-se a existência de ruptura na série temporal nos preços das ações. Em seguida, verificou-se a possível data de ruptura na série, e, então, analisou-se o retorno acionário das empresas antes e após a data de ruptura da série temporal. Para verificar a existência de ruptura na série utilizou-se o teste de Pettitt. Os resultados mostraram que a maioria das datas de ruptura concentrou-se entre [‑12, +12] dias em torno da data zero, verificando-se um movimento atípico no preço da ação em torno da data do anúncio. Por fim, ao analisar o retorno acionário das empresas, observou-se indícios da presença de insiders, pois o retorno da carteira composta por empresas que tiveram a data de ruptura, antes da data zero, foi superior ao retorno da carteira composta por empresas que tiveram a data de ruptura após a data zero.
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