ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Auteurs-es

  • Daiane Pias Machado Doutoranda em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná - UFPR Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Ernani Ott Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto – Espanha Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20151136-156

Mots-clés :

Evidenciação Ambiental, Teoria da Legitimidade, Estratégias de Legitimação Social, Relatórios de Sustentabilidade.

Résumé

Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARCHEL, Pablo; HUSILLOS, Javier; LARRINAGA, Carlos; SPENCE, Crawford. Social disclosure, legitimacy theory and the role of the state. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 22, n. 8, p. 1284-1307, 2009. http://dx.doi.org/10.1108/09513570910999319

BEUREN, Ilse Maria; HEIN, Nelson; BOFF, Marines Lucia. Estratégias de legitimidade organizacional de Lindblom versus geração familiar gestora de empresas familiares. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, v. 9, n. 17, p.56-72, 2011.

BM&FBOVESPA. Carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial para 2013. Disponível em:< http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/noticias/2012/BMFBOVESPA-divulga-a-carteira-do-Indice-de-Sustentabilidade-Empresarial-para-2013-2012-11-29.aspx?tipoNoticia>. Acesso em: 25 mar. 2013.

BUHR, Nola. Environmental performance, legislation and annual report disclosure: the case of acid rain and Falconbridge. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v.11, n. 2, p. 163-190, 1998. http://dx.doi.org/10.1108/09513579810215455

CAMPBELL, David J.; CRAVEN, Barrie; SHRIVES, Philip. Voluntary social reporting in three FTSE sectors: a comment on perception and legitimacy. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 16, n. 4, p. 558 – 581, 2003. http://dx.doi.org/10.1108/09513570310492308

CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da, RIBEIRO, Maisa de Souza. Divulgação Voluntária de Informações de Natureza Social: um estudo nas empresas brasileiras. In: EnANPAD, 30., 2006, Bahia. Anais... Bahia: ANPAD, 2006. p. 1-16.

CZESNAT, Aline Oliveira; MACHADO, Denise Del Prá Netto. Legitimação na evidenciação de Informações socioambientais entre as Empresas de telecomunicações Listadas na Bovespa. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 9, n. 3, p. 291-305, 2012. http://dx.doi.org/10.4013/base.2012.93.07

DEEGAN, Craig. Introduction: The legitimising effect of social and environmental disclosures – a theoretical foundation. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 15, n. 3, p. 282 - 311, 2002. http://dx.doi.org/10.1108/09513570210435852

DEEGAN, Craig; RANKIN, Michaela. Do Australian companies report environmental news objectively? An analysis of environmental disclosures by firms prosecuted successfully by the environmental protection authority. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 9, n. 2, p. 50-67, 1996. http://dx.doi.org/10.1108/09513579610116358

DEEGAN, Craig; RANKIN, Michaela. The materiality of environmental information to users of annual reports. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 10, n. 4, p.562 – 583, 1997. http://dx.doi.org/10.1108/09513579710367485

DEEGAN, Craig; RANKIN, Michaela; TOBIN, John. An examination of the corporate social and environmental disclosures of BHP from 1983-1997: A test of legitimacy theory. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 15, n. 3, p. 312 – 343, 2002. http://dx.doi.org/10.1108/09513570210435861

DIAS FILHO, José Maria. Políticas de Evidenciação Contábil: Um Estudo do Poder Preditivo e Explicativo da Teoria da Legitimidade. In: EnANPAD, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. p. 1-11.

DIAS FILHO, José Maria; MACHADO, Luiz Henrique Baptista. Abordagens da pesquisa em contabilidade. In: IUDÍCIBUS, S.; LOPES, A. B (coord.). Teoria Avançada da contabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

DOWLING, John; PFEFFER, Jeffrey. Organizational Legitimacy: Social Values and organizational Behavior. Pacific sociological Review, v. 18. n. 1, p. 122-136, 1975. http://dx.doi.org/10.2307/1388226

FANK, Odair Luiz; BEUREN, Ilse Maria. Evidenciação das estratégias de legitimidade da tipologia de Suchman (1995) nos relatórios da administração da Petrobras. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEA-RP/USP, v. 4, n. 10, p. 25-47, 2010.

FONSECA, V.; MACHADO-DA-SILVA, Clóvis Luiz. Conversação entre abordagens da estratégia em organizações: escolha estratégica, cognição e instituição. Revista Organizações & Sociedade, v. 9, n. 25, p. 93-109, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000600004

GRAY, Rob; KOUHY, Reza; LAVERS, Simon. Corporate social and environmental reporting: a review of the literature and longitudinal study of UK disclosure. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 8, n. 2, p. 47-77, 1995. http://dx.doi.org/10.1108/09513579510146996

GUBIANI, Clesia Ana; SOARES, Maurélio; BEUREN, Ilse Maria. Estratégias de legitimidade de Suchman evidenciadas nos relatórios da administração de empresas públicas do setor elétrico. In: EnANPAD, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009. p. 1-16.

GUTHRIE, James; PARKER, Lee D. Corporate Social Reporting: A Rebuttal of Legitimacy Theory. Accounting and Business Research, v. 19, n. 76, p. 343-352, 1989. http://dx.doi.org/10.1080/00014788.1989.9728863

LINDBLOM, Cristi K. The Implications of Organizational Legitimacy for Corporate Social Performance and Disclosure. In: Critical Perspectives on Accounting Conference. New York, 1994.

MÄKELÄ, Hannele; NÄSI, Salme. Social responsibilities of MNCs in downsizing operations: A Finnish forest sector case analysed from the stakeholder, social contract and legitimacy theory point of view. Accounting, Auditing &Accountability Journal, v. 23, n. 2, p. 149 – 174, 2010. http://dx.doi.org/10.1108/09513571011023174

MEYER, John W.; ROWAN, Brian. Institutionalized Organizations: Formal Structure as Myth and Ceremony. The American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340-363, 1977. http://dx.doi.org/10.1086/226550

NISKALA, Mikael; PRESTES, Michael. Environmental reporting in Finland: A note on the use of annual reports. Accounting, Organizations and Society, v. 20, n.6, p. 457–466, 1995. http://dx.doi.org/10.1016/0361-3682(94)00032-Q

NOSSA, Valcemiro. Disclosure ambiental: uma análise do conteúdo dos relatórios ambientais de empresas do setor de papel e celulose em nível internacional. 2002. 249 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de USP, São Paulo, 2002.

O'DONOVAN, Gary. Environmental disclosures in the annual report: Extending the applicability and predictive power of legitimacy theory. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 15, n. 3, p. 344-371, 2002. http://dx.doi.org/10.1108/09513570210435870

PATTEN, Dennis M. Intra –industry Environmental Disclosures in Response to the Alaskan Oil Spill: A Note on Legitimacy Theory. Accounting, Organization and Society, v. 15, n. 5, p. 471-75, 1992. http://dx.doi.org/10.1016/0361-3682(92)90042-Q

PELLEGRINO, Catherine; LODHIA, Sumit. Climate change accounting and the Australian mining industry: exploring the links between corporate disclosure and the generation of legitimacy. Journal of Cleaner Production, v. 36, p. 68-82, 2012. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.02.022

PERROW, Charles. Análise organizacional: um enfoque sociológico. São Paulo: Atlas, 1981. Tradução de Sônia Fernandes Schwartz.

RIBEIRO, Maisa de Souza, GASPARINO, Marcela Fernandes. Evidenciação Ambiental: Comparação entre empresas do setor de papel e celulose dos Estados Unidos e Brasil. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 6., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, p. 1-15, 2006.

ROVER, Suliani; TOMAZZIA, Eduardo C.; MURCIA, Fernando D. R.; BORBA, José A. Explicações para a divulgação voluntária ambiental no Brasil utilizando análise de regressão em painel. Revista de Administração, FEA-USP, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 217-230, 2012. http://dx.doi.org/10.5700/rausp1035

SILVA, Adolfo H. C; SANCOVSCHI, Moacir. Evidenciação social corporativa: estudo de caso da Empresa Petróleo Brasileiro S.A. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 1, n. 1, p.42-57, 2006.

SUCHMAN, Mark C. Managing Legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. The Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 571-610, 1995. http://dx.doi.org/10.5465/AMR.1995.9508080

TILLING, Matthew V.; TILT, Carol A. The edge of legitimacy: Voluntary social and environmental reporting in Rothmans 1956-1999 annual reports. Accounting, Auditing & Accountability Journal. v. 23, n. 1, p. 55–8, 2010. http://dx.doi.org/10.1108/09513571011010600

Publié-e

2015-03-31

Numéro

Rubrique

Seção Nacional