ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE

Auteurs-es

  • Daiane Pias Machado Doutoranda em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná - UFPR Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Ernani Ott Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto – Espanha Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20151136-156

Mots-clés :

Evidenciação Ambiental, Teoria da Legitimidade, Estratégias de Legitimação Social, Relatórios de Sustentabilidade.

Résumé

Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras.

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Publié-e

2015-03-31

Comment citer

Machado, D. P., & Ott, E. (2015). ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIÇÃO SOCIAL EMPREGADAS NA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE. Revista Universo Contábil, 11(1), 136–156. https://doi.org/10.4270/ruc.20151136-156

Numéro

Rubrique

Seção Nacional