IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DA FORMA DE INVESTIMENTO EM CRESCIMENTO (ORGÂNICO OU INORGÂNICO) DAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS

Auteurs-es

  • João Francisco Morozini UNICENTRO/MACKENZIE
  • Diógenes Manoel Leiva Martin Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV/SP. Professor orientador do Doutorado em Administração de Empresas MACKENZIE/SP.

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Mots-clés :

Indústria, Crescimento Orgânico, Crescimento Inorgânico, Estratégia.

Résumé

As teorias que tratam sobre a decisão de investimento da firma, sejam elas de caráter neoclássico ou não, tendem a considerar a influência das estruturas organizacionais na determinação do investimento. Nas Corporações modernas, para as estratégias empresariais e as estruturas organizacionais, são levados em consideração os limites da firma nas suas fronteiras horizontais e verticais. O objetivo deste artigo é evidenciar fatores que influenciam na escolha da forma de investimento em crescimento (orgânico ou inorgânico) das indústrias brasileiras. Como metodologia adotou-se como consciência epistemológica o paradigma positivista quantitativo, e quanto aos objetivos, o método desenvolvido nesta pesquisa é descritivo e explicativo. O problema de pesquisa a ser respondido nesta pesquisa foi: Existem fatores que podem ser considerados determinantes para escolher entre investimento em crescimento orgânico e investimento em crescimento inorgânico, como alternativas de expansão das empresas? A população da pesquisa é composta 93 indústrias brasileiras de capital aberto, analisadas no período de 1995 a 2008, com dados secundários, obtidos no “economática”. Utilizaram-se dois modelos econométricos: 1) Painel Binomial de Dados, e 2) Logit Multinomial. As variáveis exógenas que apresentaram significância estatística positiva (5%) foram: folga financeira e crescimento das vendas no Painel Binomial e no Logit Multinomial; grau de rentabilidade apresentou significância estatística negativa (5%) no Logit Multinomial. Pode-se afirmar que folga financeira aumenta probabilidade de crescimento inorgânico. Maior nível de vendas igualmente aumenta a probabilidade de investimento em crescimento inorgânico. Quanto maior a rentabilidade, menores crescimento inorgânico. 

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Biographie de l'auteur-e

João Francisco Morozini, UNICENTRO/MACKENZIE

Professor da Universidade Estadual UNICENTRO. Mestre em ciências Contábeis pela FURB Blumenau. Doutor em Administração de Empresas pela MACKENZIE/SP.

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Publié-e

2013-12-30

Comment citer

Morozini, J. F., & Martin, D. M. L. (2013). IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NA ESCOLHA DA FORMA DE INVESTIMENTO EM CRESCIMENTO (ORGÂNICO OU INORGÂNICO) DAS INDÚSTRIAS BRASILEIRAS. Revista Universo Contábil, 9(4), 90–109. https://doi.org/10.4270/ruc.20139

Numéro

Rubrique

Seção Nacional