EVIDENCIAÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM PROGRAMAS SOCIAIS EXTERNOS NO PERÍODO DE 2005 A 2009
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20128Mots-clés :
Social disclosure, Empresas brasileiras, Índice, Qualidade da informação.Résumé
Este artigo apresenta resultados de uma avaliação do nível de evidenciação social das empresas brasileiras de capital aberto quanto à prestação de contas dos projetos sociais externos. Os programas sociais possuem dentre outros objetivos a redução do impacto negativo causado pela atividade operacional das empresas (JENSEN et al., 1972). A pesquisa é de natureza qualitativa, valendo-se da análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. Foram analisados relatórios de 83 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa com maior nível de liquidez de suas ações no período de 2005 a 2009. As categorias analisadas (informações passadas, prospecções de ações futuras e acessibilidade) apontam que estarem listadas em bolsa de valores no exterior e em fundos socialmente responsáveis são as características preponderantes para um maior e melhor nível de evidenciação social. Destaca-se também que as empresas consideradas de maior impacto ambiental são aquelas que apresentam um maior nível de evidenciação social quando comparado com as demais empresas. Além desses fatores, ressalta-se o fato de que há, de modo geral, uma evolução no nível de evidenciação no período, uma vez que as empresas consideradas com um nível de evidenciação social alto passou de 21% em 2005 (17 empresas) para 27% em 2009 (22 empresas). Essa tendência demonstra a importância de tal informação, bem como a preocupação das empresas em dar maior transparência às suas ações em programas sociais.
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