DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA GESTÃO ESTRATÉGICA

Auteurs-es

  • Ana Lucia Miranda Lopes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • João Roberto Lorenzett SENAI - Departamento Nacional, Serviço Nacional de Apredizagem Industrial
  • Mauricio Fernandes Pereira UFSC

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Mots-clés :

Estratégia, Desempenho, Data Envelopment Analysis

Résumé

Este artigo tem como objetivo propor uma ferramenta para a avaliação do desempenho com foco na estratégia corporativa. Rumelt (2001) afirma que a avaliação deve estar alinhada à estratégia da empresa e, para isso, o processo avaliativo deve levar em conta não somente os aspectos mais óbvios relacionados à saúde de curto prazo do negócio, mas sim e, principalmente, os fatores e tendências mais fundamentais, para que a empresa sobreviva no campo organizacional escolhido. Propõe-se a utilização de um modelo de programação matemática que leve em consideração os objetivos e metas definidos pelos gestores. Este modelo, desenvolvido por Charnes, Cooper e Rhodes em 1978 e que leva o nome de Data Envelopment Analysis (DEA), consiste em determinar a eficiência relativa de uma unidade produtiva considerando a aproximação de uma fronteira de eficiência construída pelas unidades eficientes do conjunto estudado. A identificação de empresas que podem servir de benchmarks para aquelas consideradas, pelo modelo, como ineficientes, além da possibilidade da utilização de múltiplos produtos e múltiplos insumos são algumas das principais vantagens do modelo DEA. Indicadores advindos de um modelo Balanced Scorecard (BSC) (KAPLAN; NORTON, 1996) de implementação e controle da estratégia podem ser utilizados. Um modelo de avaliação composto de sete fases é apresentado. A autora agradece o apoio concedido à esta pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Lucia Miranda Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

possui graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC/SC (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC/SC (1998). Foi professora dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL(1998-2008). Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Departamento de Administração, área de logística. É membro do comitê editorial da revista Organizações & Sociedade - O&S. Tem experiência na área de Administraçao com foco na avaliaçao de desempenho por meio de Data Envelopment Analysis - DEA. Atua tambem nos seguintes temas: avaliação de projetos, finanças corporativas e mercado de capitais. Ganhou os seguintes prêmios: melhor artigo de área do Enanpad 2006 e 3o. melhor trabalho do Encontro da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - APIMEC/2006.

João Roberto Lorenzett, SENAI - Departamento Nacional, Serviço Nacional de Apredizagem Industrial

SENAI - Divisão Santa Catarina - Educação

Mauricio Fernandes Pereira, UFSC

Professor do Departamento de Ciências Administrativas - CAD da Faculdade de Ciências Econômicas - UFSC

Publié-e

2011-09-26

Comment citer

Lopes, A. L. M., Lorenzett, J. R., & Pereira, M. F. (2011). DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (DEA) COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Revista Universo Contábil, 7(3), 77–94. https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Numéro

Rubrique

Seção Nacional