ESCOLHAS CONTÁBEIS NO MERCADO BRASILEIRO: DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES VERSUS GERENCIAMENTO DE RESULTADOS

Auteurs-es

  • Fernando Dal-Ri Murcia Universidade de São Paulo
  • Artur Wuerges Unversidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Mots-clés :

Contabilidade, Contabilidade Financeira, Escolhas Contábeis

Résumé

O objetivo desta pesquisa é testar empiricamente a relação entre o nível de disclosure voluntário e o nível de gerenciamento de resultados das companhias abertas no Brasil. A priori, de acordo com a literatura existente, espera-se uma relação negativa entre essas duas práticas empresariais. A ideia subjacente é que empresas mais transparentes gerenciam menos seus resultados. Para consecução deste objetivo, 100 empresas foram analisadas nos exercícios findos em 2006, 2007 e 2008. O nível de disclosure voluntário das empresas foi analisado a partir de uma métrica composta por 92 tipos de informação dividida em duas grandes dimensões: econômica (43) e socioambiental (49). Já como proxy para o gerenciamento de resultados utilizou-se o modelo de Jones (1991). A relação entre o nível de disclosure voluntário e o gerenciamento de lucro foi operacionalizada por meio de um modelo de equações simultâneas onde, primeiramente, o nível de accruals discricionário é explicado pelo nível de disclosure voluntário e por um conjunto de variáveis de controle e posteriormente, o nível de disclosure voluntário é explicado pelos accruals e variáveis de controle. Como principal resultado deste estudo tem-se que um aumento no disclosure econômico diminui o nível de accruals discricionários.

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Publié-e

2011-06-29

Comment citer

Murcia, F. D.-R., & Wuerges, A. (2011). ESCOLHAS CONTÁBEIS NO MERCADO BRASILEIRO: DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES VERSUS GERENCIAMENTO DE RESULTADOS. Revista Universo Contábil, 7(2), 28–44. https://doi.org/10.4270/ruc.20117

Numéro

Rubrique

Seção Nacional