[Texto Retirado] SERÃ QUE O VALOR DE UMA ROSA ESTÃ ACIMA DO OBJECTIVISMO E DO SUBJECTIVISMO?
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20117Mots-clés :
Objectivismo, subjectivismo, informação, conheceimento e aprendizagemRésumé
A pergunta que se coloca é a de saber se o subjectivismo pode ou não oferecer uma alternativa convincente de fundamentação teórica para a gestão da informação. Finalmente, a resposta é negativa porque os subjectivistas raramente prestam atenção ao que são as linhas fundamentais das organizações privadas e prestam atenção de forma crescente para o sector público, na realização do valor económico. Assim, não há outra maneira senão combinar o objectivismo com o subjectivismo numa aproximação detalhada e integrada da gestão da informação. Entretanto, como ilustrado neste artigo, as diferenças entre ambos os princípios filosóficos do pensamento são fundamentais. Em anos recentes, os defensores do subjectivismo e a prática baseada na teoria social, numa das suas aplicações principais, deram um salto gigante, transcendendo a fractura entre o objecto e o sujeito, sugerindo que se deve focalizar a atenção nas práticas sociais e na sociabilidade centrada no objecto. Depois desta sugestão, demonstra-se que o subjectivismo, a prática base da gestão da informação poderá ser que inclua uma nova definição para esta disciplina. Entretanto, devido à negligência da economia relativamente ao subjectivismo, a divisão entre o objectivismo e o subjectivismo ainda existe. No fim do artigo apresenta-se o conceito de figura e de plano do gestaltismo como uma metáfora que nos ajuda a estar acima desta improdutiva divisão.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.