PROGRAMAÇÃO QUADRÁTICA NA DETERMINAÇÃO DE PREÇO DEMULTIPRODUTOS EM UM CENÁRIO DE CURTO PRAZO
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.20062Mots-clés :
Programação quadrática, Preço, Multiprodutos.Résumé
As empresas se preocupam cada vez com maior intensidade no que concerne à política de formação de preço e mix de vendas de seus produtos, porque passou a ser um fator decisivo para o sucesso da empresa no atual ambiente dos negócios. Porém, não existe uma abordagem interdisciplinar sobre o tema, o que se faz necessário devido à sua complexidade e o interrelacionamento entre as diversas variáveis quantitativas e qualitativas que influenciam na tomada de decisão. A formação do preço e o mix de vendas necessitam de uma abordagem mais ampla e que contemple um maior número de variáveis possíveis. Este trabalho teve como objetivo analisar alguns conceitos importantes para o estudo e desenvolver um modelo matemático de programação quadrática, que represente as relações existentes entre os diversos produtos e suas variáveis, e que atenda aos objetivos pretendidos pela empresa, por meio da determinação dos preços (e mix) de vendas, observando as restrições de capacidade instalada e de mercado. Palavras-chave: Programação quadrática. Preço. Multiprodutos.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
• O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.