Mulheres no Conselho de Administração e a Divulgação de Responsabilidade Social Corporativa Relacionada a Gênero
DOI :
https://doi.org/10.4270/ruc.2022111Mots-clés :
Divulgação de RSC, Diversidade de Gênero, Teoria da Massa Crítica, Conselho de AdministraçãoRésumé
O objetivo do estudo é analisar a influência da quantidade de mulheres nos conselhos de administração das empresas no nível de divulgação de informações sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) voltadas a redução de desigualdades de gênero à luz da Teoria da Massa Crítica. Foram analisadas informações de 2.199 organizações de 52 países sobre as práticas de RSC relacionadas a gênero e a composição do conselho de administração, no período 2010-2017. Foram utilizadas as seguintes técnicas: teste de diferença de médias e regressão com dados em painel. Como resultado, quanto à divulgação de gênero, foi identificado que as empresas com massa crítica de mulheres apresentaram uma média superior às empresas sem massa crítica. Constatou-se que a variável massa crítica de mulheres apresentou significância positiva. Dessa forma, o nível de divulgação de informações acerca de RSC relacionada a gênero é maior quando há massa crítica de mulheres dentro do conselho de administração. A pesquisa academicamente contribui ao mostrar que a presença de mulheres no conselho de administração influencia na divulgação de informações relativas ao gênero demonstrando que as empresas com maior massa crítica no conselho são mais atuantes na redução das desigualdades de gênero. Em termos práticos, contribui para o estímulo a ações que visem maior participação das mulheres nos conselhos como estabelecimento de quotas ou políticas públicas. Teoricamente, contribui para a literatura demonstrando a aplicação da Teoria da Massa Crítica no campo da Governança Corporativa.
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