TAXA DE INADIMPLÊNCIA CORPORATIVA: UMA PROPOSTA DE UM ÍNDICE INADIMPLÊNCIA PARA O MERCADO DE CRÉDITO CORPORATIVO BRASILEIRO BASEADO NA METODOLOGIA DA MOODY’S
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20106Palabras clave:
Risco de Crédito, Medidas de Inadimplência, Coorte, Risco de ConcentraçãoResumen
O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta de medida de inadimplência para o mercado de crédito corporativo brasileiro. O nome dado a esta medida é Taxa de Inadimplência Corporativa (TIC) e ela foi desenvolvida levando em consideração as várias formas de registro da inadimplência (tais como título protestado, cheque devolvido por falta de fundo, pedido de falência, concordata, etc.) de forma integrada. O conceito da TIC baseou-se nos fundamentos das metodologias das taxas de inadimplência do mercado de crédito negociado em bolsa, especialmente a da Moody's. A eventual implementação da TIC ajudará os gestores de carteira de crédito a avaliar e comparar as evoluções da inadimplência de diferentes segmentos de empresas ao longo de vários anos. Esses segmentos podem ser feitos por setor econômico, região, rating, etc. Mensurando e registrando freqüências de inadimplência de empresas de capital aberto ou fechado, de acordo com a metodologia da TIC, facilitaria a estimação das probabilidades futuras de inadimplência das empresas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.