CONTROLE INTERNO, CONTROLE EXTERNO E CONTROLE SOCIAL: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE CONTROLE INTERNO DE ENTIDADES DAS TRÊS ESFERAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20084Palabras clave:
Controle Externo, Controle Social, Controle Interno.Resumen
Este estudo teve por finalidade abordar, de forma crítica-analítica, a interação entre o controle interno e os controles externo e social, no contexto das entidades da administração pública federal, estadual e municipal, sob a ótica de um balanceamento e integração dos níveis de controle. A metodologia utilizada foi a indutiva exploratória, recebendo o auxílio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) com utilização da prova não–paramétrica de Kruskal-Wallis para os testes das hipóteses. Pelos resultados obtidos, a partir de respostas recebidas dos questionários, pode-se concluir que os respondentes, embora de atividades funcionais assemelhadas de controle interno, apresentaram visões destacadas com relação ao ambiente de atuação do controle externo e do controle social, sugerindo possibilidades de convergência e atuação mais efetiva para estes três níveis de controle, especialmente porque os agentes do controle interno demonstraram motivação significativa para apoiar a atuação do controle externo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Ribeiro Filho, J. F., Lopes, J. E. de G., Pederneiras, M. M. M., & Ferreira, J. O. . L. (2008). CONTROLE INTERNO, CONTROLE EXTERNO E CONTROLE SOCIAL: ANÁLISE COMPARATIVA DA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE CONTROLE INTERNO DE ENTIDADES DAS TRÊS ESFERAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Universo Contábil, 4(3), 48–63. https://doi.org/10.4270/ruc.20084
Número
Sección
Sección Nacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.