O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO CONTADOR
DOI:
https://doi.org/10.4270/ruc.20051Palabras clave:
Programa de educação fiscal, Profissional contábil, Conscientização cidadã.Resumen
O estudo apresenta o Programa de Educação Fiscal do Estado de Santa Catarina, instituído pela da Portaria conjunta SEF/SED nº 015/2000, fazendo uma reflexão sobre o público atingido pelo programa e a importância do profissional contábil nesse contexto. Uma das tentativas de aumentar a arrecadação através da conscientização cidadã, implantada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, foi o Programa de Educação Fiscal, que atingiu os educadores e os alunos da educação básica, sem, entretanto, incluir os profissionais contábeis. Neste contexto e procurando entender essas relações, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de entrevistas com dois grupos: o primeiro abrange os profissionais contábeis que atuam no município de Maravilha/SC e o segundo, profissionais estaduais e municipais, especificamente técnicos da Fazenda Estadual dos municípios de Chapecó e São Miguel do Oeste e Maravilha (SC), funcionários da Secretaria de Educação e Inovação de Santa Catarina no município de Florianópolis e funcionários da Prefeitura Municipal de Maravilha (SC). Os resultados evidenciam que o contador possui importante papel social, que se torna agente propagador e colaborador do Programa de Conscientização Tributária. Conclui-se que o Estado precisa considerar a importância do profissional contábil e reconhecer o valor de sua função social. Palavras-chave: Programa de educação fiscal. Profissional contábil. Conscientização cidadã.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Pertuzatti, E., & Merlo, R. A. (2007). O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FISCAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO CONTADOR. Revista Universo Contábil, 1(3), 48–62. https://doi.org/10.4270/ruc.20051
Número
Sección
Sección Nacional
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.